• Matéria: História
  • Autor: ivinamirelaa
  • Perguntado 3 anos atrás

Pessoal esse trabalho é pra amanha
Tema: amazônia:paraiso perdido-impases e desafios
-o garimpo ilegal na floresta
-o desmatamento e a poluição do ar e rios
A demarcação das terras indigenas
Invasão das resevas indigenas
Amazônia legal/amazônia internacional e bioma amazônico
Os populaçoes ribeirinhas/ os povos das floresta

Respostas

respondido por: mikaellemachado
1

Resposta: ola td bem?

Explicação:

Nos primeiros anos do século XX Euclides da Cunha recebe do governo federal a missão de explorar as imediações do rio Purus, em plena Floresta Amazônica, ponto que serviria de referência para o estabelecimento das futuras fronteiras do Brasil com o vizinho Peru a serem discutidas pelas autoridades dos dois países. Numa região já marcada por certos conflitos anteriores em busca da afirmação sobre marcos territoriais na grande selva, o jornalista vindo da capital do país se depararia com alguns quadros diferentes do que esperava.

Essa impressão inicial começou a ser desenvolvida na percepção do escritor, quando ele se depara com o cotidiano das duas grandes cidades da região amazônica, com as quais travara contato antes de se embrenhar pelos espaços inóspitos e rude da área de selva. Manaus e Belém vivem já a realidade da fase extrativista da borracha, que haveria de produzir pelos anos seguintes muitas riquezas e colocar a região no mapa do sistema produtivo mundial. A pujança encontrada e registrada por Euclides em seus escritos descreve também a força da migração de brasileiros do Nordeste atrás das oportunidades propiciadas por aquele ciclo econômico, que leva desenvolvimento ao lugar, na medida em que para lá se dirigiam desde trabalhadores rurais até mão de obra mais especializada, como advogados e médicos.

Ao se preparar para a missão, Euclides mergulharia nos chamados “clássicos do extremo norte”, um conjunto de obras que ao longo do tempo foram produzidas sobre a Amazônia, a partir principalmente de 1750, quando o Tratado de Madri estabelece novas condições para legitimar as possessões europeias na América. Isso leva as coroas a buscar estender suas instituições a áreas até então esquecidas em função de dificuldades e obstáculos naturais. Essas obras incluiriam desde tratados topográficos e inventários de recursos naturais até descrições das características dos habitantes dessas regiões, passando também por relatos de aventureiros e expedicionários que por ali passaram.

Espero ter ajudado!!

Sir poder colocar em melhor resposta eu agradeço☆☆

Perguntas similares