• Matéria: Matemática
  • Autor: ed85son
  • Perguntado 3 anos atrás

ENADE, 2005) Após o dimensionamento da concentração no ponto de mistura, a prefeitura responsável pela ETE municipal, pensando em reduzir custos, resolveu analisar a possibilidade do lançamento do esgoto sem tratamento no corpo hídrico, contando apenas com a capacidade de assimilação do rio. Para tal, foi necessário consultar informações no banco de dados da Agência Nacional de Águas (ANA) sobre o enquadramento do corpo hídrico receptor. O corpo hídrico de interesse é classificado como Classe 3. Segundo a Resolução Conama 357/05 complementada pela 430/11, o limite previsto de DBO5,20 para rios classe 3 é de 10 mg/L de O2. Com base nas informações fornecidas, qual é a DBO no ponto de mistura e, se necessário, qual deve ser a eficiência mínima do sistema de tratamento para atender às exigências de enquadramento do corpo hídrico? Considere as informações complementares: Para este problema, desconsidere outras possíveis contribuições de despejos. • o rio, antes de receber as contribuições poluentes da bacia e da indústria, tem vazão de 1 m3/s e DBO de 5 mg/L; • Vazão da ETE Municipal: 1000 m3/dia; • DBO na saída da ETE: 880mg/L;

a. O corpo hídrico possui condições para assimilar a DBO do esgoto bruto, e a concentração no ponto de mistura é 10 mg/L.



b. A DBO no ponto de mistura é de 13 mg/L, sendo assim, é necessário um sistema de tratamento com eficiência de no mínimo 50%.



c. O corpo hídrico possui condições para assimilar a DBO do esgoto bruto, e a concentração no ponto de mistura é 1 mg/L.

d. A DBO no ponto de mistura é de 15 mg/L, sendo assim, é necessário que a eficiência da ETE seja no mínimo de 60 %.



e. A DBO no ponto de mistura é de 15 mg/L, sendo assim, é necessário que a eficiência da ETE seja no mínimo de 10,5 %.

Respostas

respondido por: Michelinha10
9

Resposta:

e. A DBO no ponto de mistura é de 15 mg/L, sendo assim, é necessário que a eficiência da ETE seja no mínimo de 10,5 %.

Explicação passo a passo:

respondido por: tecnolsergio63
4

Resposta:

Resposta correta: A DBO no ponto de mistura é de 15 mg/L, sendo assim, é necessário que a eficiência da ETE seja no mínimo de 10,5 %.

Explicação passo a passo:

Perguntas similares