Segundo Zabatiero, a delimitação é baseada na sequência argumentativa do capítulo. No caso da Carta de 1Coríntios, após falar das divisões na igreja e demonstrar a sua isenção nessa situação com o exemplo dos batismos por ele realizados (1:13-17), Paulo passa a justificar teologicamente a impropriedade das divisões na comunidade. Em 2,1ss ele muda o argumento e passa a usar novamente o seu próprio exemplo como argumento contrário às divisões. É claro que há a ocorrência de termos dessa perícope logo a seguir, em 2,1-5 (sabedoria, por exemplo), mas a delimitação se sustenta em função das demais mudanças de pessoa, tempo e espaço. ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares Mantovani. Métodos de Estudos Bíblicos no Novo Testamento. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. p.26 (Adaptado) 28. E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes,29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30 caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, 31 insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. 32 Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem. 2.1 Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas. 2 Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. 3 Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus? 4 Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? 5 Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira
fabioferreirajfs:
Já coloquei uma resposta lá abaixo....só verificar!!!!
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Alternativa: 1 (II , III e IV)
Explicação:
I - Os capítulos 1 e 2 não apresentam mudanças de Espaço e Conteúdo.
Portanto: Errado
II e III - O capítulo 2 conclui o que está sendo falado no capítulo 1 e embora seja conclusivo não pode ser interpretado separadamente do 1.
Portanto: Certos
IV - Os textos apresentam 2 segmentos: o primeiro comportamentos reprováveis e o segundo juízo de Deus contra a hipocrisia.
Portanto: Certo
- Esse foi meu entendimento, espero ter ajudado!
respondido por:
0
Resposta:
alternativa A.
Explicação:
opções II, III e IV estão corretas.
opção I estáerrada.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás