A rede urbana do Brasil compreende o conjunto de centros urbanos que polarizam o território nacional e os fluxos de pessoas, bens e serviços que se estabelecem entre eles e com as respectivas áreas rurais. São essas interações que respondem não apenas pela atual conformação espacial da rede, mas também por sua evolução futura, cuja compreensão é fundamental para o estabelecimento de metas de políticas públicas. Ao considerar os subsídios para a formulação da política urbana brasileira, é possível refletir que:
I) deve beneficiar centros urbanos articulados em rede;
II) deve definir e institucionalizar políticas dirigidas à gestão das aglomerações urbanas metropolitanas e centros urbanos de grande e médio porte;
III) deve desconsiderar as áreas rurais, já que há uma urbanização extensiva no território nacional
IV) deve considerar, nas políticas públicas, as peculiaridades espaciais e funcionais dos sistemas urbano-regionais;
V) deve adotar políticas compensatórias dirigidas aos municípios periféricos;
São verdadeiras as seguintes alternativas:
Respostas
respondido por:
0
Considerando a tarefa e os subsídios para a formulação da política urbana brasileira, é possível refletir que as alternativas verdadeiras são os itens "I", "II", "IV" e "V".
Somente o item "III" está errado, uma vez que, segundo o Instituto de Pesquisas Aplicadas (IPEA), a Rede Urbana Nacional compreende o conjunto das cidades que polarizam o território nacional e os fluxos de bens, pessoas e serviços que se estabelecem entre elas com suas respectivas áreas rurais, sendo essas de extrema relevância para a rede.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás