Os pais de Jeniffer procuram um psicólogo clínico com a seguinte queixa: Jeniffer tem 16 anos, é muito tímida e retraída; não consegue ter amigos e evita as situações de maior exposição na classe. Em casa sempre foi extremamente pacata, boazinha, não dá trabalho, a não ser o fato de que em algumas noites acorda e diz ter pesadelos, não interagem com a vizinhança nem com as visitas, não têm amigos ou confidentes além dos pais, com quem ela também pouco de comunica. A mãe por vezes acha que Jeniffer tem muito medo do pai, que é uma pessoa muito rígida. Na escola sempre foi boa aluna, faz todas as lições, tira boas notas, mas participava pouco em classe. Jeniffer foi adotada com 10 dias de vida. O casal não podia ter filhos e procurou uma associação religiosa para ajudá-los e a adoção seguiu todos os trâmites legais. O outro filho, de 9 anos, também foi adotado. Ambas as crianças sabem que foram adotadas. Nas entrevistas, a mãe deixa claro que se preocupa muito com Jeniffer, principalmente porque notou que em seus últimos aniversários, quando indagada sobre que presente gostaria de ganhar, disse que não precisava ganhar presentes, pois já dava muitos gastos para a família. Seu único prazer esta nas leituras sobre a era vitoriana. Ainda segundo os pais, sempre se mostrou indiferente a elogios ou criticas. E não costuma apresentar alteração de humor nem mesmo quando é contrariada. O pai compareceu às entrevistas embora tenha deixado claro não acreditar em psicoterapia, mas aceita que seja feita uma avaliação em função das preocupações da mãe.
De acordo com o conteúdo trabalhado em aula, responda as questões a seguir:
A) De acordo com a aula sobre entrevista psicológica, como você conduziria a entrevista com essa adolescente, quais tópicos da Anamnese são essenciais?
Respostas
respondido por:
0
entrevista, como ponto de contato inicial, é crucial para o desenvolvimento de uma relação de ajuda. A aceitação das recomendações ou a permanência no tratamento dependem de algumas características importantes desse primeiro contato, que são influenciadas por um conjunto de competências do entrevistador.São Paulo: Martins Fontes., a saber: 1) análise do processo e não do objeto; 2) análise explicativa e não descritiva; e 2) a análise genética, do processo de desenvolvimento do indivíduo para construir explicações sobre a sua dinâmica psicológica
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás