• Matéria: Sociologia
  • Autor: wcristine410
  • Perguntado 3 anos atrás

De que maneira a Guerra do Paraguai contribuiu para acelerar o processo de abolição dos escravos?

Respostas

respondido por: pedropetini
1

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado ocorrido na América do Sul e a participação brasileira foi importante não somente para o contexto geopolítico mas também para a questão interna da escravidão.

Isto porque, tradicionalmente, o exército era a força armada mais popular, ou seja, recebia as populações mais pobre do país. Isto incluía muitas pessoas negras ou filho de negros com brancos que acabam indo para a carreira militar em busca de uma melhor oportunidade de vida.

Além disso, naquele momento de guerra, muitos escravos receberam a proposta de lutar em troca da sua liberdade. Assim, muitos contingentes das forças armadas brasileiras eram compostos por negros libertos e escravizados.

Ainda assim, muitos brancos também lutaram na guerra. Ocorreu que durantes as batalhas surgia um sentimento de companheirismo entre negros e brancos no campo de batalha. Os soldados se ajudavam para sobreviver diante do exército inimigo, e, naquele momento, não importava a cor da pele, mas a coragem de estar lado a lado defendendo o companheiro.

Encerrada a guerra, os generais que haviam presenciado essa aliança entre raças entenderam que o racismo era algo prejudicial ao progresso do país. Assim, o exército passa a adotar uma postura abolicionista, inclusive, recusava a atuar como "capitão do mato" perseguindo negros fugidos ou atacando quilombos.

Mesmo assim, cabe destacar que a abolição, mesmo recebendo apoio do exército, foi um processo lento e gradual, que buscou, principalmente, proteger os interesses dos donos de escravos e não dos sujeitos que eram privados de sua liberdade.


wcristine410: Obg
Perguntas similares