O idealismo platônico desenvolve uma teoria filosófica que afirma a existência do mundo das ideias, não uma existência efetivamente material, mas metafísica. O mundo das ideias é a perfeição racional e existencial para Platão, todos nós por meio dos sentidos e da racionalidade acessamos uma parte dessa perfeição. Neste contexto filosófico a existência não é condicionada pelo homem e aquilo que ele conhece, pelo contrário, a existência está dissociada do conhecimento humano, há existências que não necessitam do reconhecimento humano, existem por si mesmos. Por fim, Platão defendia que no mundo das ideias está o modelo para todas as coisas, um modelo perfeito. O que conhecemos como realidade é uma cópia limitada desta perfeição. Portanto, a ideia é o princípio do ser e do conhecer. Como vimos em Platão, o mundo das ideias, ou formas, como também eram chamadas por ele, é o que de fato existe, são o ser, ela as distingue das coisas que acontecem, não são de fato a realidade, trata-se da nossa percepção limitada daquilo que é a realidade perfeita. O conjunto das ideias, portanto, forma o mundo das ideias, algo como um cosmos ou mundo inteligível, não existente materialmente. Considerando os conhecimentos sobre a hierarquia no mundo das ideias segundo Platão, faça a associação entre a classificação das ideias apresentados na Coluna A, com as características da classificação das ideias dentre a hierarquia das ideias apresentadas na Coluna B. Coluna A Coluna B I. Ideias mais inferiores. II. Ideias intermediárias. III. Ideias superiores. 1. São os conceitos relacionados, por exemplo, à ideia de amor, justiça e ao bem. No ápice da hierarquia das ideias está a ideia de bem, toda e qualquer outra ideia depende do bem, toda e qualquer outra ideia depende do bem para conferir-lhe existência, para Platão o fim último de tudo é o bem e é ele que confere existência a tudo. 2. Representam os entes particulares, por exemplo, a ideia de um cavalo ou de uma mesa, objetos simples. 3. Referem-se aos entes matem
Respostas
A alternativa que apresenta a associação correta para as Ideias para o idealismo platônico é:
d) I – 2; II – 3; III – 1.
I. Ideias mais inferiores- 2. Representam os entes particulares, por exemplo, a ideia de um cavalo ou de uma mesa, objetos simples.
II. Ideias intermediárias - 3. Referem-se aos entes matemáticos, números e figuras geométricas, trata-se de uma abstração e, consequentemente, é mais complexo.
III. Ideias superiores - 1. São os conceitos relacionados, por exemplo, à ideia de amor, justiça e ao bem. No ápice da hierarquia das ideias está a ideia de bem, toda e qualquer outra ideia depende do bem, toda e qualquer outra ideia depende do bem para conferir-lhe existência, para Platão o fim último de tudo é o bem e é ele que confere existência a tudo.
Para Platão, Ideias são as essências das coisas, isto é, as ideias fazem com que as coisas sejam aquilo que elas são. E em sua doutrina das Ideias ou Formas, Platão ordenou e hierarquizou Ideias, onde as Ideias superiores implicam as inferiores.
Assim, as ideias superiores se encontram no vértice, onde a Ideia do Bem condiciona todas as outras Ideias, como justiça e amor. As Ideias intermediárias são os entes matemáticos e por fim, as Ideias inferiores que se referem às coisas do mundo material.
Bons estudos!