No que se refere, sobretudo, à estruturação do perfil da emergente profissão do assistente social, estudiosos do Serviço Social deixam claro a influência da igreja católica no processo de formação dos assistentes sociais brasileiros, sendo a igreja responsável pelo ideário e pelos conteúdos expressos por seu pensamento social. Na gênese da profissão a igreja católica tratava a questão social como questão moral, como um conjunto de problemas focados na responsabilidade individual dos sujeitos sem considerar as relações sociais do sistema capitalista.
BERTTI, A. C. M. F.; CUNHA, M. C. A. B. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social.
Maringá: UniCesumar, 2016. (Adaptado)
A partir da referência acima, no que tange ao enfoque do tratamento da igreja católica em relação a questão social analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I) A questão social era vista a partir de forte influência do pensamento social da Igreja, que a tratava como questão moral, como um conjunto de problemas sob a responsabilidade individual dos sujeitos que os vivenciam.
Porque
II) Tratava-se de um enfoque individualista, psicologizante e moralizador da questão, que necessitava para seu enfrentamento de uma pedagogia psicossocial
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Explicação:
página 28
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás