Apesar da verdadeira revolução que a internet provocou e provoca em nossas vidas, é preciso admitir que um dos maiores prazeres oferecidos pela vida virtual é o de sentir vergonha alheia. E se é possível degustar esse agridoce sentimento dentro de praticamente qualquer tema, o universo do design não ficaria de fora. Pelo contrário: trata-se de um prato cheio para apreciar decisões no mínimo duvidosas – e o perfil no Instagram Please Hate These Things (que, em tradução livre, tem o peculiar nome de “Por favor, odeie essas coisas”) é o verdadeiro mostruário das piores escolhas de decoração, arquitetura ou mobiliário que a internet pode oferecer.
Considerando o exposto, avalie as afirmativas a seguir.
I. Cores mais fortes e vibrantes costumam atrair olhares, enquanto os produtos em cores neutras e formatos confusos tem chances mais elevadas de causar um estranhamento e uma reação inicial negativa, esse comportamento está ligado ao nível comportamental.
II. Dependendo do quão bonito o produto seja, é possível que os consumidores de forma inconsciente já passem a considerar a compra, deixando em segundo plano questões como o valor e a usabilidade.
III. No estágio reflexivo, os consumidores analisam as vantagens de um determinado produto segundo o superego, imaginando como ele poderá contribuir para que eles recebam a aprovação de outras pessoas.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
O nível reflexivo, de acordo com Dan Norman, está ligado ao superego, uma voz dentro da mente que determina a visão que as pessoas possuem de si mesmas e alimenta a busca pelo status, em ser admirado e adorado pelos demais. ''Nesse estágio, os consumidores analisam as vantagens de um determinado produto segundo o superego, imaginando como ele poderá contribuir para que eles recebam a aprovação de outras pessoas.''
Segundo Donald, o nível visceral é o mais básico de todos, e está ligado ao instinto dos consumidores, que é a reação inicial estabelecida com um novo produto. As características de um item que mais chamam atenção nessa esfera são as suas cores e contornos. Desse modo, cores mais fortes e vibrantes costumam atrair olhares, enquanto os produtos em cores neutras e formatos confusos tem chances mais elevadas de causar um estranhamento e uma reação inicial negativa. ''Dependendo do quão bonito o produto seja, é possível que os consumidores de forma inconsciente já passem a considerar a compra, deixando em segundo plano questões como o valor e a usabilidade.''
Resposta:
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Explicação:
I. Cores mais fortes e vibrantes costumam atrair olhares, enquanto os produtos em cores neutras e formatos confusos tem chances mais elevadas de causar um estranhamento e uma reação inicial negativa, esse comportamento está ligado ao nível comportamental. - Falso - Segundo Donald, o nível visceral é o mais básico de todos, e está ligado ao instinto dos consumidores, que é a reação inicial estabelecida com um novo produto.
II. Dependendo do quão bonito o produto seja, é possível que os consumidores de forma inconsciente já passem a considerar a compra, deixando em segundo plano questões como o valor e a usabilidade. - Verdadeiro - Está ligado ao instinto dos consumidores, que é a reação inicial estabelecida com um novo produto.
III. No estágio reflexivo, os consumidores analisam as vantagens de um determinado produto segundo o superego, imaginando como ele poderá contribuir para que eles recebam a aprovação de outras pessoas. - Verdadeiro - O nível reflexivo, de acordo com Dan Norman, está ligado ao superego, uma voz dentro da mente que determina a visão que as pessoas possuem de si mesmas e alimenta a busca pelo status, em ser admirado e adorado pelos demais.