A membrana plasmática ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos. Sobre o transporte através da membrana, é incorreto afirmar A No transporte ativo secundário, o transporte de substâncias ocorre contra o gradiente eletroquímico do sistema biológico, sendo indiretamente dependente da hidrólise de moléculas de ATP, cujo transporte pode ser do tipo simporte e antiporte. No transporte ativo primário, o transporte de substâncias ocorre contra o gradiente eletroquímico do B) sistema biológico, sendo diretamente dependente da hidrólise de moléculas de ATP, a exemplo da bomba de sódio/potássio, cujo transporte desses ions é do tipo uniporte. Na difusão facilitada, o transporte de moléculas é mediado por proteínas carreadoras e canais iônicos, de acordo com o gradiente eletroquímico, e sem gasto de energia externa. Na difusão simples ocorre a passagem de moléculas através da membrana plasmática, tais como gases, D moléculas hidrofóbicas e moléculas polares pequenas, de acordo com o gradiente de concentração, sem haver gasto de energia externa. E Na osmose, ocorre a passagem do solvente através da membrana plasmática, conforme a pressão osmótica exercida pelo soluto, entre dois meios diferentes.
Respostas
Em relação aos transportes através da membrana plasmática, a afirmativa que apresenta-se incorreta é a letra A.
⠀
Explicação:
⠀
O erro dessa afirmativa está em dizer que a bomba de Na⁺/K⁺ ATPase faz transporte uniporte dos íons, ou seja, um carreador que transporta apenas uma molécula.
⠀
Na verdade, essa bomba é antiporte, transportando íons de sódio e potássio para lados opostos (Na⁺ para fora e K⁺ para dentro).
⠀
A bomba de Na⁺/K⁺ ATPase é um exemplo de transporte ativo primário, que possui as seguintes características:
- Ocorre hidrólise de ATP como fonte de energia;
- Contra o gradiente elétrico, de concentração ou de pressão.
⠀
O transporte ativo secundário é caracterizado por:
- Não usar diretamente ATP;
- Contra o gradiente elétrico, de concentração ou de pressão;
- A energia cinética de uma molécula que está a favor do seu gradiente é usado para "arrastar" outras moléculas contra seus gradientes;
- Pode ser:
- Simporte: mais de um tipo de molécula e para o mesmo lado;
- Antiporte: mais de um tipo de molécula e para lados opostos.
⠀
No transporte passivo as moléculas/íons vão a favor dos seus gradientes e não há necessidade de energia. Pode ser:
- Difusão simples: diretamente através da membrana;
- Difusão facilitada: com ajuda de proteína;
- Osmose: movimento de água por aquaporina.
⠀
As demais afirmativas estão corretas.
✔️ Portanto, a letra é a única A incorreta.
⠀
Estude mais em:
- https://brainly.com.br/tarefa/47781275
- https://brainly.com.br/tarefa/49091716
- https://brainly.com.br/tarefa/46878640
Resposta:
LETRA E - Na osmose, ocorre a passagem do solvente através da membrana plasmática, conforme a pressão osmótica exercida pelo soluto, entre dois meios diferentes.
Explicação:
CORRIGIDO PELO SISTEMA