De acordo com Sampaio (2007), Metanálise é um estudo de revisão da literatura em que os resultados de várias pesquisas independentes são combinados e sintetizados por meio de procedimentos estatísticos, de modo a produzir uma única estimativa ou índice que caracterize o efeito de uma determinada intervenção. Nesses estudos são combinadas amostras de vários estudos para aumentar a amostra total, e assim melhorar o poder estatístico da análise, bem como a precisão da estimativa do efeito do tratamento. Sobre esse tema, analise as proposições a seguir e marque a alternativa incorreta.
Um dos modelos utilizados em Metanálise é o modelo de efeito fixo. Nele pressupõe que o efeito de interesse é o mesmo em todos os estudos e que as diferenças observadas entre eles são devidas apenas a erros amostrais (este erro também é referido na literatura como variabilidade dentro dos estudos).
Análises comparativas sobre as estimativas geradas pelo modelo de efeito fixo com as encontradas através do modelo de efeitos aleatórios têm demonstrado que os intervalos de confiança produzidos pelo último são, em geral, menos precisos.
Análises comparativas sobre as estimativas geradas pelo modelo de efeito fixo com as encontradas através do modelo de efeitos aleatórios têm demonstrado que os intervalos de confiança produzidos pelo último são, em geral, menos precisos.
Fatores como variabilidade, tamanho de cada estudo e, no caso de ensaios clínicos, o princípio da aleatorização devem ser analisados em Metanálise, pois estas características são de extrema importância já que podem influenciar os resultados obtidos.
A melhor maneira de combinar resultados de vários estudos é juntar os dados dos estudos e analisá-los igualmente como se fossem informações retiradas de um amplo estudo global. Essa técnica é rápida, fácil e não possui viés, evidenciando que não é preciso utilizar técnicas estatísticas adequadas em Metanálise.
O modelo de efeitos aleatórios é outro modelo utilizado em Metanálise. Nele pressupõe que o efeito de interesse não é o mesmo em todos os estudos. Considera ainda que os estudos que fazem parte da Metanálise formam uma amostra aleatória de uma população hipotética de estudos.
Anônimo:
Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, trabalhos escritos, resolução de atividades, resumos e entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa E. Deve-se utilizar técnicas estatísticas adequadas.
Explicação:
Metanálise é uma técnica utilizada para integrar resultados de dois ou mais estudos independentes. Em geral, revisões sistemáticas como a metanálise possuem grande relevância estatística visto que aumentam a precisão e o poder estatístico.
Ao realizar combinações de resultados de vários estudos, é possível que esse método desconsidere completamente a variabilidade, o tamanho de cada estudo e o princípio da aleatorização no caso de ensaios clínicos. Desta forma, a maneira mais apropriada é utilizar técnicas estatísticas adequadas. Portanto, a alternativa E está incorreta.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás