• Matéria: História
  • Autor: ruberthda3ianes
  • Perguntado 9 anos atrás

qual foram as causas da guerra civil inglesa de 1642

Respostas

respondido por: Lucas095
64
A guerra civil inglesa, que se iniciou no ano de 1642 até1649, teve diversas causas. No nível mais simples, a guerra foi provocada por uma disputa de poder entre as forças do conservadorismo, representada pelo rei impopular, Charles I, e aqueles que procuram uma constituição mais moderna, dirigida por membros do Parlamento. Além disso, o rei Charles casou-se com Henriqueta Maria da França, que era católica, mas o país era protestante, então muitas pessoas acreditavam que ele iria mudar a religião do país para católica, o que eles não queriam. Charles também gastou todo o dinheiro dos impostos do povo com pinturas e roupas para sua família, ao invés de investir no país. 
respondido por: paulaloira0704
4

Resposta:

A Primeira Guerra Civil Inglesa vai de 1642 a 1646. Ela é marcada pela luta entre o monarca e os parlamentares radicais. Quando, no período em exame, se fala de luta entre o Rei e o Parlamento, essa referência deve ser entendida em relação aos parlamentares radicais.

A causa próxima da guerra foi a impopular decisão de Carlos I de prender, sob a alegação de traição, 5 parlamentares da Câmara dos Comuns, incluindo John Pym, por terem preparado um documento relacionando suas malfeitorias. O Rei vinha sendo duramente criticado no Parlamento pela forma com que lidava com conflitos na Irlanda e Escócia.

Explicação:

A Corte concluiu que o Rei fizera guerra contra seu próprio povo, arregimentara tropas contra o Parlamento e se portara como um tirano, traidor, inimigo publico, pelo que foi sentenciado à morte. Mas apenas 59 dos 153 julgadores tiveram a coragem de assinar a sentença, já que o procedimento era de legalidade questionável. Carlos I foi condenado, então, por minoria, sem o beneplácito dos Lordes e por um procedimento iniciado pela minoria dos parlamentares.

Eis aí um marco simbólico importante na história, ainda que traumático e feito por meios então considerados ilegais: a cabeça de um rei rolando em face da afirmação da supremacia do povo. Foi um golpe na teoria do direito divino do rei e o início da secularização da política.

Por, Paulla Alves. Graduando em História. Espero ter ajudado :)

Perguntas similares