A avaliação primária é realizada nos atendimentos iniciais de primeiros socorros com o objetivo de identificar e corrigir situações de risco imediato de morte. Para realização da avaliação primária, algumas etapas devem ser levadas em consideração e podem ser facilmente memorizadas pelo método ABCDE, que organiza as ações do socorrista de modo a priorizar o atendimento às situações de maior risco.
Em relação ao contexto apresentado, faça a associação correta entre os conceitos apresentados na Coluna A às suas respectivas características, apresentadas na Coluna B.
COLUNA A
COLUNA B
I. Circulação
1. Realiza-se a avaliação geral, buscando por lesões até então não identificadas. Se necessário, corta-se as roupas das vítimas e, aquece-la com cobertores ou outros materiais.
II. Vias aéreas e controle de cervical
2. A avaliação se volta para a observação do nível de consciência da vítima, sendo realizada com base no AVDI. Quanto pior a resposta da vítima, mais crítico será o seu estado de saúde.
III. Respiração
3. Avalia-se a responsividade ao chamar a vítima e concomitantemente, observa-se a expansão torácica: se a vítima não responde e não apresenta movimentos respiratórios: checa-se o pulso.
IV. Disfunção neurológica
4. Avalia-se a respiração da vítima com base nos critérios de padrão e frequência respiratórios.
V. Exposição com controle de hipotermia
5. Procura-se por hemorragias externas de natureza não traumática; na presença de sangramento ativo, realiza-se técnicas de controle de hemorragia.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Selecione uma alternativa:
a)
I – 4; II – 3; III - 1; IV – 5; V- 2.
b)
I – 1; II – 2; III - 4; IV – 3; V - 5.
c)
I – 5; II – 1; III - 4; IV – 2; V – 3.
d)
I – 3; II – 4; III - 1; IV – 2; V – 5.
e)
I – 5; II – 3; III - 4; IV – 2; V – 1.
Respostas
Resposta:
I – 5; II – 3; III - 4; IV – 2; V – 1.
Explicação:
I. Circulação
Procura-se por hemorragias externas de natureza não traumática; na presença de sangramento ativo, realiza-se técnicas de controle de hemorragia.
II. Vias aéreas e controle de cervical
Avalia-se a responsividade ao chamar a vítima e concomitantemente, observa-se a expansão torácica: se a vítima não responde e não apresenta movimentos respiratórios: checa-se o pulso.
III. Respiração
Avalia-se a respiração da vítima com base nos critérios de padrão e frequência respiratórios.
IV. Disfunção neurológica
A avaliação se volta para a observação do nível de consciência da vítima, sendo realizada com base no AVDI. Quanto pior a resposta da vítima, mais crítico será o seu estado de saúde.
V. Exposição com controle de hipotermia
Realiza-se a avaliação geral, buscando por lesões até então não identificadas. Se necessário, corta-se as roupas das vítimas e, aquece-la com cobertores ou outros materiais.