Max Weber é um dos autores considerados clássicos da Sociologia. No teor de sua teoria, desenvolve interlocução com Karl Marx sobre grandes questões sociais, como o próprio desenvolvimento e surgimento do capitalismo, que para ele estaria ligado a outros fatores diferentes da ontologia do trabalho e das classes sociais. Sabendo e conhecendo a obra de Max Weber, analise as afirmativas atribuindo "V" para as verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso.
( ) Sociologia proposta por Weber, por vezes, recebe a denominação de compreensiva, justamente porque o autor afirma que é tarefa desta ciência compreender e interpretar o significado da ação social.
( ) O autor destaca em sua definição é que a sociologia pretende explicar causalmente a ação social em seu curso e em seus efeitos. Nesse sentido, Weber aponta para a necessidade de compreender os elementos que motivaram determinada ação social, fazendo, o que ele chama, de conexão causal, ou seja, quais são os elementos que antecederam a ação social e que podem explicá-la e quais os efeitos desta ação.
( ) Weber aponta as causas de surgimento do capitalismo na lógica materialista da história. Para esse autor, a luta de classes movimenta o tecido social que é contraditório e tem na relação dialética das estruturas uma fundamentação histórica. "Tudo que é sólido, se desmancha no ar".
Assinale a alternativa com a sequencia CORRETA:
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - V - F.
c)
V - F - F.
d)
F - F - V.
e)
F - F - F.
Respostas
respondido por:
0
Apesar de Max Weber estudar a sociedade em seus padrões de desenvolvimento junto ao capitalismo, a última alternativa faz referência as ideias de Karl Marx sobre a luta de classes. V-V-F.
Karl Marx utilizou os conceitos que explicam as relações de trabalho, como o materialismo, alienação, mais valia, etc.
Max Weber utilizou os tipos ideais e a ideia de ação social para entender o indivíduo e sua relação com a sociedade.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás