Respostas
Resposta:
Temperaturas. As temperaturas médias em sua região central ficam entre -30°C e -65°C, sendo a menor temperatura do mundo, -89°C, muito gelado, documentada na base russa de Vostok, a aproximadamente 3.400 metros de altitude no dia 21 de Julho de 1983.
Explicação:
Explicado de uma forma simples, poderíamos dizer que quando a água doce das geleiras derrete - menos densa do que a água salgada - e entra em contato com as correntes oceânicas altera sua salinidade, o que influencia na interação entre a superfície do mar e a atmosfera", detalhou à Agência Efe Bolívar Cáceres, responsável do Programa Geleira do Instituto Nacional de Meteorologia do Equador.
"Todos os oceanos estão conectados e, por isso, qualquer coisa que ocorre neste continente pode dar lugar a uma seca intensa ou a fortes chuvas em diferentes pontos do planeta. É como um efeito borboleta", indicou Bolívar.
Em março de 2015, a Antártida alcançou 17,5 graus, a temperatura mais alta da qual se tem registro.
Quatro dias mais tarde, no Deserto do Atacama choveu em apenas 24 horas a mesma quantidade de chuva que caiu nos 14 anos anteriores. O incomum fenômeno climático suscitou uma série de inundações que deixaram um saldo total de 31 mortos e 49 desaparecidos."Em termos climáticos, quatro dias são nada. Pode ser que esses fenômenos estivessem conectados? Ainda não temos resposta a esta pergunta e é por isso que é absolutamente necessário que sigamos investindo recursos para fazer ciência na Antártida", ressaltou Edgardo Vega, um dos participantes da 53ª Expedição Antártica Chilena.