Leia o texto a seguir: A norma culta é indispensável e tão importante quanto as variações linguísticas. A norma culta rege um idioma, aponta caminhos e deve ser estudada na escola para que assim todos tenham acesso às diferentes formas de pensar a língua. Se, ao falarmos, escolhemos um vocabulário coloquial, menos preocupado com as regras gramaticais, ao escrevermos devemos sim optar pela linguagem padrão, pois, um texto repleto de expressões típicas pode não ser acessível para todos os tipos de leitores. Quando dizemos que a norma culta deve ser priorizada nos textos escritos, estamos nos referindo, sobretudo, aos textos não literários, que cobram maior formalidade de quem escreve. (Disponível em: httpmundoeducacao. Bol. Uol/gramatica/norma-culta-x-variacoes-linguisticas. Htm Acesso em: 13 ago. 2021. ) Pensando a respeito do ensino da norma padrão, avalie as afirmativas a seguir: I) No enunciado "Estou meio cansada" o uso da palavra meio está correto porque trata-se de um advérbio, portanto é invariável. II) Na frase: "Ela é menas interessante do que esperava", o uso do feminino está correto porque trata-se de um adjetivo que acompanha o sujeito ela. III) "Entrar para dentro" é um gerundismo, porque trata-se de uma repetição desnecessária de ideia já expressa. IV) Em: "Deixe a prova pra mim fazer", o uso do pronome oblíquo está correto porque ele acompanha o verbo. Está correto o que se afirma em:.
Respostas
Resposta:
b) I e III apenas.
Explicação:
São Corretas:
I) No enunciado "Estou meio cansada" o uso da palavra meio está correto porque trata-se de um advérbio, portanto é invariável.
III) "Entrar para dentro" é um gerundismo, porque trata-se de uma repetição desnecessária de ideia já expressa.
Corrigido AVA*
A expressão: MenAs interessante está ERRADA, o correto seria "MenOs interessante" pois advérbio não varia.
A expressão: Deixe pra MIM fazer está ERRADA, o pronome pessoal oblíquo MIM não pode realizar a ação de fazer.. O correto seria o pronome pessoal reto EU pois tem a função de sujeito da frase.
Em relação à norma padrão, está correto o que se afirma em:
I, apenas.
Norma padrão da língua
I. VERDADEIRO - De fato, "meio" é classificado como advérbio nesse frase, pois está modificando o adjetivo "cansada". Tem sentido de "um pouco, parcialmente". Portanto, é invariável, ou seja, deve ficar no masculino e no singular.
II. FALSO - Na verdade, a palavra "menas" não existe na nossa língua. O correto é sempre usar "menos", pois é um advérbio, logo é invariável.
III. FALSO - Na verdade, o vício de linguagem presente na frase é redundância, não gerundismo. O gerundismo ocorre quando há uso exagerado e incorreto do gerúndio.
IV. FALSO - O emprego do pronome oblíquo "mim" está incorreto, pois esse pronome não pode exercer a função de sujeito. Assim, nessa frase, deveria ter sido usado o pronome reto "eu": "Deixe a prova pra EU fazer".
Mais sobre norma padrão ou norma culta em:
https://brainly.com.br/tarefa/23698378
#SPJ5