Milioni (2012) oferece preciosas dicas de como conduzir uma entrevista de desligamento que gere informações a serem utilizadas de forma estratégica para avaliar se as políticas organizacionais precisam ser corrigidas, aperfeiçoadas ou mesmo mais bem aproveitadas:
I. Prepare o desenvolvimento de como seria o início, o meio e o fim dessa entrevista.
II. Estabeleça uma distribuição de tempo para a entrevista. Entrevistas muito demoradas oferecem o risco de perder-se nos temas e esgotar o profissional.
III. Elabore perguntas cujas respostas sejam “sim” ou “não”, pois dessa forma se ganha tempo para observar o comportamento e retirar dúvidas que ainda restarem ao final.
IV. Ouça o candidato, mas também exponha todo o conteúdo a respeito da vaga, da empresa e do trabalho que o futuro profissional vai desempenhar.
V. A entrevista de desligamento deve ser aplicada tanto nos casos de demissão por parte da organização quanto por pedido de desligamento voluntário.
Estão corretas as dicas contidas em:
Selecione uma alternativa:
a)
I, II e V apenas.
b)
I e II apenas.
c)
I, II, III e IV apenas.
d)
II e IV apenas.
e)
II, III e IV apenas
Respostas
respondido por:
4
As perguntas de "sim" ou "não", são péssimas, elas geram pouca informação, pouca interação e pode até gerar uma aversão do colaborador, além disso, não ajuda a determinar o que está acontecendo de fato (alternativa A).
Se é uma entrevista de desligamento, não há que se falar em uma vaga que o profissional vai ocupar. Quando houver uma demissão ou um pedido de desligamento, a entrevista pode ajudar a produzir informações para a empresa.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás