Os benefícios da comida irradiada vão além da consequente saúde gerada pela eliminação de substâncias indesejáveis. Isso porque o processo também aumenta o período de conservação de alguns alimentos e atrasa o amadurecimento de algumas frutas e vegetais, reduzindo a taxa de desperdício. Embora o método seja aprovado por entidades importantes — como o Comitê Científico de Alimentação Humana e, nos Estados Unidos, a “Food and Drug Administration” —, o tema ainda é controverso. Isso porque muitos críticos acreditam que a radiação quebra enzimas e vitaminas presentes nos alimentos, tornando-os menos nutritivos. A respeito desse tipo de tratamento, considere as assertivas abaixo, analise-as quanto à sua veracidade.
I. Para minimizar possíveis alterações causadas pela irradiação se evita a presença de oxigênio no processo, utilizando baixas temperaturas e controlando o ph.
II. A energia é suficiente para romper ligações químicas, provocando alterações apenas em componentes dos alimentos mas não nos elementos contaminantes.
III. O método de irradiação preconiza a desinfestação e descontaminação dos alimentos prolongando a vida de prateleira dos mesmos e, consequentemente, melhorando sua qualidade. Esses objetivos são alcançados quando a irradiação, substituindo produtos químicos no pós-colheita.
IV. O processo de irradiação é limitado pelas possíveis alterações nos componentes dos alimentos, como a formação de radicais instáveis, desnaturação de proteínas dependendo da dose de radiação utilizada, mudanças oxidativas em lipídeos e degradação de vitaminas.
Por fim, assinale a alternativa correta:
A - I, II e III Falsas.
B - I, III, IV Verdadeiras.
C - I, II e III Verdadeiras.
D - II, III e IV Falsas.
E - II, III e IV Verdadeiras.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
- II, III e IV Falsas.
Explicação:
porque eu achei mais provavel
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás