Respostas
Durante o início do século XX, diversos fatores colaboram para a intensificação do processo de urbanização. Esses podem ser considerados de ordem política, econômica e social.
Sobre a ordem política, destaca-se o advento do regime republicano, inaugurado em 1889 com um golpe militar. Houve, naquele momento, por parte dos políticos da época, uma vontade de modernizar o Brasil. Assim, mesmo que os ideais dos cafeicultores paulistas fosse predominante, muitos passaram a viver nas cidades, e fazer destas o núcleo do debate público.
É também nas cidades o local onde serão instaladas as primeiras indústrias do país. Foram os cafeicultores, dotados de capitais excedentes para investir, que decidiram explorar o segundo setor. Deve-se ter em mente que tal industrialização não foi capaz de alterar a estrutura agrária da economia brasileira. Somente na década de 1930 que o Brasil vai solidificar sua base de produção industrial. Mesmo assim, com as fábricas, instaladas no Rio de Janeiro e em São Paulo, milhares de pessoas migraram para as cidades a fim de conseguir empregos.
Por fim, a imigração de povos europeus que vinham para o Brasil ajudou a levar para as cidades grupos sociais já acostumados a vida urbana. É importante destacar que a maior parte da população brasileira vivia no campo e não compreendia o que significava "viver na cidade". Os europeus, principalmente portugueses, espanhóis e italianos, instalaram-se em bairros do Rio e de São Paulo e colaboraram para povoar as cidades.
Tal processo de crescimento acelerado e não planejado irá provocar um desenvolvimento não planejado, o que levará a situações de proliferação de moradias irregulares e de proliferação de doenças, como poder ser visto na seguinte questão: https://brainly.com.br/tarefa/50646413