• Matéria: História
  • Autor: lillo68
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o poema: A ti, negro qualquer meu irmão do mesmo sangue/ Eu saúdo! Esta mensagem seja o elo que me ligue ao teu sofrer indissoluvelmente. e te prenda ao meu ideal/ Que me faças sentir a dor e a alegria de ser o negro-qualquer perdido no mato com medo do mundo ofuscante e terrível e nos alie agora na busca e me obrigue a sentar-me ao teu lado à mesa suja dos excessos de sábado à noite para esquecer a nudez e a fome dos filhos e sinta contigo a vergonha de não ter pão para lhes dar para que juntos vamos cavar a terra e fazê-la produzir [...] / Esta é a hora de juntos marcharmos corajosamente para o mundo de todos os homens Recebe esta mensagem como saudação fraternal ó negro-qualquer das ruas e das sanzalas do mato sangue do mesmo sangue valor humano na amálgama da Vida meu irmão a quem saúdo! (NETO, 1985, p.73) O poema lido remete a um ideal anticolonialista muito importante nos processos de independência dos países africanos, conhecido como: *
a) Panarabismo.
b) Pancolonialismo.
c) Conferência de Bandung.
d) Panafricanismo.
e) Pancontinentalismo.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

O Panafricanismo foi um movimento cultural com implicações políticas e ideológicas que defendia a aproximação entre os povos africanos como uma forma de acabar com as práticas Imperialistas ou Neocoloniais no continente. É correta a alternativa D.

Um dos objetivos principais dos autores que compunham o panafricanismo era questionar as ideias racistas que eram então impostas pelos ocupantes europeus. Era atacando as bases  ideológicas desta ocupação que enfraqueciam as bases políticas desta mesma ocupação e, assim, expandiam os movimentos pela independência.

Perguntas similares