1)
"Locke interessou-se especialmente pelos problemas pedagógicos, escrevendo os Pensamentos sobre a Educação, Aí afirma a nossa passividade, pois nascemos todos ignorantes e recebemos tudo da experiência; mas, ao mesmo tempo, afirma a nossa parte ativa, enquanto o intelecto constrói a experiência, elaborando as ideias simples. Afirma-se que todos nascemos iguais, dotados de razão; mas, ao mesmo tempo, todos temos temperamentos diferentes, que devem ser desenvolvidos de conformidade com o temperamento de cada um. [...] A formação educacional consiste, portanto, fundamentalmente, no desenvolvimento do intelecto mediante a moral, precisamente pelo fato de que se trata de formar seres conscientes, livres, senhores de si mesmos. Por conseguinte, a educação deve ser formativa, desenvolvendo o intelecto, e não informativa, erudita, mnemônica." (PADOVANI e CASTAGNOLA, 1996, p. 325).
O trecho acima, de Padovani e Castagnola (1996) descreve um pouco do ideal formativo de John Locke. De acordo com essa ideias, assinale a alternativa que indica sua concepção de sujeito.
Selecione uma alternativa:
a)
Para Locke, o sujeito nasce bom, sendo corrompido pela sociedade.
b)
Para Locke, o sujeito nasce uma tábula rasa, de modo que vai adquirindo conhecimentos por meio das experiências no decorrer da vida.
c)
De acordo com a concepção de Locke, a educação visa a formação moral, mas pode ser mnemônica ou até mesmo informativa.
d)
Na concepção de Locke, é preciso que o homem se eduque para a arte do bem falar, conseguindo considerável representação política.
e)
Locke afirma que não há parte ativa no processo de educação.
Respostas
Resposta:letra b
Explicação:
Para Locke, o sujeito nasce uma tábula rasa, de modo que vai adquirindo conhecimentos por meio das experiências no decorrer da vida.
A alternativa B é a que melhor define a ideia de Locke sobre a educação e a formação do indivíduo.
Segundo o autor o homem nascia bom, porém, a sociedade o corromperia, mais a frente ainda analisando esse pensamento, ideia que faz um contraponto com a ideia de Rousseau que discutia sobre como a liberdade seria preservada como natural do homem e ainda sim estar garantido seu bem estar em sociedade, seria possível, a partir do método que o autor pensou, intitulado de Contrato Social.
Por fim, Locke via a propriedade privada como parte do homem, onde o trabalho desenvolvia a capacidade de transformar a natureza.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/5960181