• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 3 anos atrás

5)
"Rousseau era um escritor brilhante já em seu tempo, reverenciado e muito lido. Seus livros vendiam muito bem. Por isso mesmo, teve de sair de Paris, quando começou a ser molestado. Afinal, de um lado agredia o pensamento conservador com seu claro apego à criatividade e imaginação, que deveriam se afastar de qualquer dogma. Por outro lado, ridicularizava o cientificismo inerente ao Iluminismo, desposado pela maioria dos filósofos da época."

Este trecho refere-se a Jean-Jacques Rousseau, um pensador do século XVIII. Considere os pressupostos citados e, com base em seus conhecimentos sobre Filosofia, responda:

Alternativas:

a)
Embora tenha vivido no ápice do movimento Iluminista, Rousseau criticou o saber puramente científico, racional, típico dos pensadores dessa época e, com isso, demonstrou uma tendência ao Romantismo.

b)
Rousseau criticava os pensadores do movimento iluminista e não recebeu influências de ninguém dessa época.

c)
O filósofo defendia o iluminismo pois, para ele, a razão e o cientificismo eram mais importantes que o sentimento humano.

d)
Rousseau buscava um pensamento baseado na mitologia grega.

e)
Rousseau criticou os pensadores iluministas, pois eles levam em consideração as emoções em detrimento da razão.
Quem precisar de grupo de ajuda de WHATS das faculdades Unopar e Anhanguera de 1º 2º 3º 4º semestres entre em contato com 11-986 621896


Anônimo: Quem precisar de grupo de ajuda de WHATS das faculdades Unopar e Anhanguera de 1º 2º 3º 4º semestres entre em contato com 11-986 621896

Respostas

respondido por: vmcrauss
25

Resposta:

Alternativa A - Embora tenha vivido no ápice do movimento Iluminista, Rousseau criticou o saber puramente científico, racional, típico dos pensadores dessa época e, com isso, demonstrou uma tendência ao Romantismo.

Explicação:

respondido por: larissamagrani
4

Para Rousseau, o princípio que deverá orientar a vida civil: A vontade geral​ (A).

Para Jean-Jacques Rousseau, os homens são felizes no estado de natureza, mas o que corrompe o homem é a vida social, à medida que é na sociedade que os homens competem entre si e são arrogantes quando são detentores de conhecimentos.

Segundo Rousseau, o homem, em sua coletividade, deve seguir a vontade o interesse geral, sem levar em consideração a sua vontade própria e os princípios particulares.

Deve-se, portanto, agir pelo bem-estar coletivo, tendo em vista que o âmbito político é democrático e isonômico.

Link: brainly.com.br/tarefa/30514636

Anexos:
Perguntas similares