Moore (2002) diz que a gestão estratégica do setor público depende da eficiência dos processos internos. Dessa maneira, o gestor público precisa alinhar as ações com as estratégias e os objetivos traçados para obter os resultados que a instituição almeja. MOORE, M. H. Criando valor público: gestão estratégica no governo. Rio de Janeiro: Uniletras; Brasília: ENAP, 2002. Considere as afirmações sobre o alinhamento estratégico: I - O alinhamento estratégico é a responsabilidade do gestor em considerar os recursos de que dispõe a fim de otimizar as estratégias e alcançar os objetivos. II - Apenas os gestores precisam estar cientes do alinhamento estratégico, para que se tenha o resultado esperado. III - Os gestores têm papel fundamental na motivação dos funcionários para que haja um bom alinhamento estratégico. IV - O monitoramento faz parte, mas é secundário, pois os funcionários precisam de liberdade e autonomia. Está correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
Respostas
Resposta:
I e III, apenas.
Explicação:
A afirmativa I esta correta, pois o alinhamento estratégico é definido como a responsabilidade do gestor em considerar os recursos de que dispõe a fim de otimizar as estratégias e alcançar os objetivos. A afirmativa III também esta correta, pois é papel dos gestores motivar e engajar os funcionários para que o alinhamento ocorra (...)
Resposta:
As afirmativas corretas são apenas I e III. A afirmativa I está correta, pois o alinhamento estratégico é definido como a responsabilidade do gestor em considerar os recursos de que dispõe a fim de otimizar as estratégias e alcançar os objetivos. A afirmativa III também está correta, pois é papel dos gestores motivar e engajar os funcionários para que o alinhamento ocorra de forma natural. Já a afirmativa II está incorreta, pois não apenas os gestores, mas a organização como um todo, precisam estar cientes do alinhamento estratégico, para que os resultados sejam alcançados. A afirmativa IV também está incorreta, pois o monitoramento é essencial a fim de que os resultados sejam avaliados, para que a Gestão de Pessoas possa sugerir e implantar melhorias