No que diz respeito aos recursos financeiros e investimentos na área das políticas sociais, em especial na educação, pode-se afirmar que
I – a década de 1990 foi marcada pelo avanço do neoliberalismo.
II – a década de 1990 marca a ameaça aos direitos civis e esvaziamento dos direitos políticos.
III – a década de 1990 marca a desarticulação dos movimentos sociais.
IV – a década de 1990 é marcada pela concentração e centralização dos recursos em cumprimento à CF/88.
Respostas
Resposta:
I, II e III estão corretas.
Explicação:
Segundo Pereira (2005), apesar dos direitos adquiridos por meio da nova Constituição, a década de 90 – Governos Collor e FHC – foi marcada pelo avanço do neoliberalismo. Os direitos civis foram ameaçados e houve esvaziamento dos direitos políticos e desarticulação dos movimentos sociais. O campo dos direitos sociais também foi afetado. Conforme Behring e Boschetti (2008, p. 165), “[...] os recursos permanecem extremamente concentrados e centralizados, contrariando a orientação constitucional da descentralização”.
O pensamento neoliberal foi difundido como resposta à crise do sistema capitalista na década de 1970 (I, II e III).
Preocupados com a possibilidade de instauração definitiva dos ideais socialistas no países, as potências mundiais da época se disporam a dissipar o sistema neoliberal ao mundo todo, criando uma hegemonia dos modos liberais (livre concorrência, pacta sunt servanda, mínimo intervencionismo estatal).
Como premissas principais do neoliberalismo, temos os pressupostos da dignidade humana e a liberdade individual. Neste sistema, o Estado, ainda que de maneira mínima, pode intervir nos assuntos que abrangem as condições de trabalho e aos direitos civis.
O neoliberalismo na educação cria competências para que o aluno seja treinado ao serviço profissionalizante, adquirindo habilidades através da memorização e do campo individual. Seu lema é: "educação para a produção e para o capital".
Link: brainly.com.br/tarefa/5060344