O período das Regências (1831-1840) foi relativamente curto na história do Brasil, mas marcado por profundas convulsões sociais. Paralelamente ao advento de insurreições em diferentes províncias do império, uma gradual preocupação sobre o cenário nacional começou a tomar forma. Sobre esse receio crescente, pode-se concluir que:
a) Representava o temor de se testemunhar uma sublevação aos moldes da América hispânica, a qual sofreu um agudo processo de reforma agrária.
b) Reflete um anseio quanto à chance do Brasil converter-se em uma nação socialista, a exemplo do que ocorreu com a Iugoslávia naquela conjuntura.
c) Retrata uma inquietação dos grupos dominantes em relação à possibilidade das rebeliões da época alterar o substrato socioeconômico do país.
d) Evidencia um alarde em relação à extinção da escravatura no Brasil, a qual seguiu um matiz diplomático, a exemplo dos Estados Unidos da América.
e) Simboliza o medo generalizado entre as camadas privilegiadas quanto ao êxito dos processos de insurreição realizados na província do Ceará.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
creio que seja a C
Explicação:
pois Dom Pedro primeiro foi para Portugal então ele tinha que deixar um imperador no Brasil então deixou seu filho para que o Brasil não seja dominado por outras nações ou que seja largado e acabe prejudicando a situação financeira do país.
marcelo381290:
obrigado. quer ganhar mais pontos em história, entre em meu perfil e responda outras perguntas
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás