A Epidemiologia é definida como o estudo da distribuição e dos determinantes das doenças ou condições relacionadas à saúde em populações especificadas. Estudo inclui vigilância, observação, pesquisa analítica e experimento. Distribuição refere-se à análise por tempo, local e características dos indivíduos. Determinantes são todos os fatores físicos, biológicos, sociais, culturais e comportamentais que influenciam a saúde. Condições relacionadas à saúde incluem doenças, causas de mortalidade, hábitos de vida (como tabagismo, dieta, atividades físicas, etc.), provisão e uso de serviços de saúde e de medicamentos. Populações especificadas são aquelas com características identificadas, como, por exemplo, determinada faixa etária em uma dada população.
Os estudos epidemiológicos podem ser classificados como descritivos e analíticos, sendo que a Epidemiologia Descritiva estuda a distribuição dos eventos quanto às pessoas, o lugar e o tempo. E a Epidemiologia Analítica estuda a associação da exposição e o efeito específico. Com base no exposto acima, considerando os estudos epidemiológicos, respondas as questões abaixo:
a) Cite e explique dois tipos de estudos analíticos.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A)Estudos ecológicos:compara-se a ocorrência da doença condição relacionada à saúde e a exposição de interesse entre agregados de indivíduos (populações de países, regiões ou municípios, por exemplo) para verificar a possível existência de associação entre elas.
Estudos caso-controle
Os estudos caso-controle :e os estudos de coorte podem ser utilizados para investigar a etiologia de doenças ou de condições relacionadas à saúde entre idosos, determinantes da longevidade; e para avaliar ações e serviços de saúde. Os estudos de coorte também podem ser utilizados para investigar a história natural das doenças.
B)analítico observacional, como uma coorte ou um caso controle, tem como objetivo observar fenômenos, buscar causas, associar fatores de risco.