Para analisar se um texto é ou não coerente além de realizar uma leitura e interpretação, podemos recorrer a alguns princípios básicos. Segundo Charroles (1988) e Fonseca (1992), os princípios básicos da coerência são fundamentais para a estruturação de um texto coeso. Fonte: CHARROLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVES, C. ; ORLANDI, E. P. ; OTONI, P. (Orgs. ). O texto: escrita e leitura. São Paulo: Pontes, 1988, p. 39-85. Fonte: FONSECA, J. Linguística e texto/discurso: teoria, descrição, aplicação. Lisboa: Ministério da Educação, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1992. Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta os princípios básicos citados pelos autores: A continuidade, a progressão, a não contradição e a articulação. A descontinuidade, a progressão, a não contradição e a articulação. A continuidade, a regressão, a não contradição e a articulação. A continuidade, a progressão, a contradição e a articulação. A continuidade, a progressão, a não contradição e a desarticulação.
Respostas
Alternativa A: A continuidade, a progressão, a não contradição e a articulação.
A continuidade é a propriedade que um texto possui de continuar um assunto tratado em outro ponto do texto, sem deixar que esse assunto termine sem explicação.
A progressão é referente a capacidade do texto evoluir, começando com as ideias introdutórias e tendo como clímax sua parte final.
A não contradição se refere a não ter ideias contrárias no texto, porque isso não faz sentido e pode levar o autor à confusão.
Por fim, a articulação deve existir para que o texto tenha um "corpo", com começo, meio e fim, para que exista coesão e coerência.
Os princípios básicos da coerência para alcançar uma boa leitura e interpretação são:
- Continuidade
- Progressão
- Não contradição
- Articulação
Portanto, a "alternativa A" está correta.
Princípios da coerência
Continuidade é a propriedade de um texto ter um assunto que continua processando em outro ponto do texto, sem deixar que esse assunto termine sem explicação. O progresso refere-se à capacidade de desenvolvimento do texto, começando com uma ideia introdutória e terminando com um clímax.
Não contraditório significa que não há ideias opostas no texto, pois não faria sentido e geraria confusão para o autor. Por fim, a clareza deve estar presente para que o texto tenha um “corpo” com início, meio e fim para que haja coesão e coerência.
Aprenda mais detalhes sobre coerência, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/1362264
#SPJ5