A primeira Lei de Mendel é baseada na herança de uma linhagens puras, isto é, produzem descendentes com características que não variam de uma geração a outra. Considere a imagem a seguir. Analise as afirmativas abaixo. 1) Na geração F1, 100% dos indivíduos são de fenótipos dominantes. 2) Na geração F2, a proporção dos genótipos são 25% VV, 25% vv e 50% Vv. 3) A geração parental está em homozigose. 4) Na geração F2, 2:4 são indivíduos heterozigóticos. 5) Os gametas resultantes da geração parental são VV. Estão corretas, apenas:
Respostas
Resposta:
I, II, III e IV.
Explicação:
olá! boa noite! vamos lá:
A 1a afirmativa está correta, porque em seu experimento, Mendel, cruzou uma ervilha AA (homozigota) com uma aa (homozigota), originando 100% de ervilhas amarelas com genótipo Aa (heterozigota)!!!, porque ao cruzarmos os dois indivíduos temos:
AA x aa:
Aa, Aa, Aa, Aa , ou seja, 100% de ervilhas amarelas, já que basta 1 A (alelo dominante) para a ervilha apresentar a característica dominante, nesse caso, a cor amarela.
A 2a afirmativa está correta, porque na geração F2 foi feito o cruzamento por *autofecundação*, ou seja, o indivíduo Aa foi cruzado com ele mesmo da seguinte forma:
Aa x Aa:
AA, Aa, Aa, aa (25% AA, 50% Aa, 25% aa).
A 3a afirmação está correta, visto que, Mendel, no cruzamento da geração parental, utilizou uma ervilha com genótipo AA e outra com aa, todas HOMOZIGOTAS, com *alelos IGUAIS*.
A 4a afirmativa está correta, tendo em vista que, como vimos na 2a afirmativa, na geração F2 foram gerados 25% AA, 50% Aa e 25% aa, ou seja, uma proporção de 2:4 (2 para 4) de indivíduos HETEROZIGOTOS, que são os dois Aa.
A 5a afirmativa está INCORRETA, posto que os indivíduos resultantes da geração parental são Vv (ou Aa; ver explicação da 1a afirmativa), não VV.
:) espero ter ajudado.