Respostas
Resposta:
A febre é uma elevação da temperatura normal do corpo que pode ocorrer em função de diversos fatores. Trata-se de um mecanismo de defesa do organismo que é ativado quando há algo de anormal em seu funcionamento. O aumento da temperatura busca destruir invasores, geralmente vírus e bactérias.
“A definição de febre é flexível e depende do contexto clínico. Em geral, é aceito que ela seja definida pelo aumento da temperatura corporal central acima de 37,8°C, secundário a uma supra-modulação da área responsável pelo controle da temperatura no hipotálamo”, explica o clínico geral Brenno Belazi. Veja, logo abaixo, o que causa a febre.
Saiba o que causa a febre:
O hipotálamo é uma área do cérebro que é responsável pelo aumento da temperatura corporal, quando o corpo detecta uma “invasão” de micro-organismos. “A febre é um sinal de alerta e não uma doença em si. Ela serve para nos alertar que pode haver algo de errado acontecendo com nosso corpo”, frisa o médico.
Além dos vírus e bactérias, a febre pode ser causada por insolação, condições inflamatórias, tumor maligno e desidratação. Pode ser efeito adverso até mesmo do uso de medicamentos, como antibióticos, e de algumas vacinas. A febre também pode ter causa não identificada, uma classificação dada quando o médico não consegue definir um diagnóstico preciso de um paciente adulto com 38,3°C ou mais durante três semanas.
Explicação:
espero ter ajudado s2