As figuras de linguagem dizem respeito ao significado que uma palavra adota fora do seu uso habitual, a fim de enriquecer essa ideia ou até criar outro significado, como o utilizado, por exemplo, no art. 5º, XI, da Constituição da República Federativa do Brasil: A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial" (FETZNER, Néli Luiza Cavalieri (coord.). Linguagem e Argumentação Jurídica - peças processuais: estrutura e argumentação. 5ª Ed.. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 2018, p. 68). A Magna Carta utilizou o termo "asilo" como uma figura de sentido. Qual figura de linguagem utilizada nesse caso?
Respostas
Resposta:
*Trata-se de uma metonímia uma vez que é definida como figura de linguagem que ocorre quando é utilizada uma substituição de termos que possuem significados diferentes, atribuindo a eles o mesmo sentido. *Ou seja, ocorre quando há a comparação implícita entre dois elementos que possuem características em comuns, devendo ser subentendida a comparação. *No caso em específico o uso da palavra "asilo" é utilizada como uma característica de casa: lugar seguro, que oferece amparo, proteção.
Explicação:
Gabarito da prova resposta esperada
A figura de linguagem utilizada nesse caso é a metonímia, que consiste na utilização / emprego de uma determinada palavra, no caso da palavra / termo "asilo", em um contexto semântico fora daquele no qual é normalmente encontrada. Há na metonímia o emprego de uma palavra na medida em que ela resguarda certa proximidade de sentido com as palavras que representa.
Nesse sentido, "asilo" na Constituição Federal/1988 é usada de forma a compreender as características de "casa", ou seja, lugar seguro, que dá amparo e proteção.
Bons estudos!