• Matéria: Filosofia
  • Autor: catarinaseler
  • Perguntado 3 anos atrás

1- Observe a imagem e discorra sobre o conceito do movimento artístico Street Art, e sobre a polêmica envolvida nesse tipo de arte nos muros da cidade.
2- A contemporaneidade artística pode e deve estar dentro da sala de aula. A obra apresentada é de dois artistas britânicos. Mas na mesma linha de sustentabilidade, de enxergar Arte nos refugos, temos a obra "Lixo Extraordinário", do brasileiro Vik Muniz. Quais as atitudes sustentáveis e possíveis consequências da utilização de “lixo” na arte?

Respostas

respondido por: geyssanascimento
2

Resposta:primeira: Importante analisar o crescimento da Street art nos últimos tempos, de forma que passa a ser vista como um “valor cultural” muito importante das minorias que vivem nos centros urbanos, e anseiam em mostrar sua arte.

Assim, essas manifestações populares permitem o encontro com a arte independente, apesar de muitos artistas de ruas, terem se consagrado mundialmente, reconhecidos pela mídia, indústria e diversos meios de comunicação em massa.

No Brasil, a arte de rua surge na década de 70, mais precisamente com as obras de grafite nas paredes da cidade de São Paulo.

Curiosamente surgiu numa época conturbada da história do país, com o advento da Ditadura Militar.

Era uma arte marginalizada, entretanto, adquiriu posição de destaque no mercado de arte, com diversos artistas do país consagrados pelo mundo.

Ainda que o trabalho do artista de rua não seja reconhecido por muitos, importante destacar a importância e relevância do artista para a sociedade.

Explicação: segunda: Nesse contexto, podemos inserir a importância da arte como mais uma ferramenta do ativismo ambiental. Ao confrontar o público com informações desagradáveis, muitas vezes difíceis de serem digeridas (como as mudanças climáticas), convergidas em uma experiência estética, a sensibilização ultrapassa a barreira do racional e realmente toca as pessoas. É mais fácil ignorar estatísticas do que ignorar imagens e sensações. Quando a arte representa a relação perturbada da sociedade com a natureza, fica explícita a urgência de ação.

Perguntas similares