• Matéria: História
  • Autor: irenecostaestetica19
  • Perguntado 3 anos atrás

09. O fim do tráfico de escravos (1850) exigiu uma política de substituição da mão-de-obra, cujo debate demonstrou grande preocupação em definir um tipo racial para o brasileiro. A percepção da raça como elemento determinante na formação de uma nação era aceita como verdade comprovada pela ciência. Com base nestas considerações, explique o posicionamento do Estado e das elites brasileiras no que se refere ao papel da política imigratória, nesse período.

Respostas

respondido por: k1ttyn4nak
1

Resposta:

1- a) Explique o posicionamento do Estado e das elites brasileiras no que se refere ao papel da política migratória nesse período.

Resposta: Com a proibição do tráfico de escravos, os fazendeiros precisavam de uma alternativa para substituir a mão-de-obra. A solução encontrada foi a política de receber imigrantes europeus.

b) Relacione a Lei de Terras de 1850 a situação social dos imigrantes no Brasil.

Resposta: O preço das terras teve um aumento vultoso com a Lei de 1850. Essa medida dificultava o acesso de imigrantes europeus e ex-escravos à compra de terreno e acabava favorecendo aqueles que já eram grandes proprietários.

pode marcar como melhor resposta?;)

Perguntas similares