Antiespasmódicos são medicamentos que diminuem ou inibem a contração do músculo liso quando alguém sente cólica. Sobre as cólicas e antiespasmódicos, julgue as afirmativas a seguir: I. Órgãos como intestino, estômago, útero. II. O Buscopan, que tem como princípio ativo o Butilbrometo de Escopolamina, é efetivo contra o desconforto e as dores de cólicas abdominais, pois seu efeito é direcionado, ou seja, atua no próprio espasmo muscular, inibindo a dor. III. A Hioscina, Algexin, Bipasmin, Novatropina não atuam no trato gastrointestinal inibindo as contrações espasmódicas, mas sim no tratamento da emese e do vômito. IV. As elevações de cálcio e íons na urina ou na retenção do filtrado urinário podem provocar o desenvolvimento dos cálculos renais. V. O cálcio está envolvido na contração muscular, sendo essencial o bloqueio de sua ação, no caso dos antiespasmódicos. Selecione uma alternativa: a) I, III, IV e V. B) II, III, IV e V. C) I, II, IV e V. D) I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
alternativas corretas são: I, II, IV e V.
Explicação:
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Está correta. Os antiespasmódicos atuam nos órgãos do intestino, estômago e útero.
II – Está correta. O princípio ativo (Butilbrometo de Escopolamina) do Buscopan possui eficiência no tratamento de desconforto e dores de cólicas abdominais.
III – Está incorreta. Os antiespasmódicos Hioscina, Algexin, Bipasmin, Novatropina possuem ação gastrointestinal ao inibir as contrações espasmódicas.
IV – Está correta. O desenvolvimento de cálculo renal pode ser resultado das concentrações elevadas de cálcio e íons na urina ou na retenção do filtrado urinário.
V – Está correta. Na contração muscular, o cálcio está envolvido e precisa ser bloqueado no caso das antiespasmódicos.