O que fazer é preciso para garantir que crianças de baixa renda possam vivenciar a plena infância, evitando a evasão escolar, e porque esse problema aflige nosso país?
Respostas
Resposta:
7 práticas para evitar a evasão de alunos
1- Mapear os prontos fracos da escola. ...
2- Reavaliar a metodologia e a proposta pedagógica. ...
3- Empregar a tecnologia como trampolim para o aprendizado. ...
4- Investir em capacitação para o corpo docente. ...
5- Realizar projetos interdisciplinares. ...
6-Reduzir o número de alunos por classe.
Explicação:
A evasão escolar é um problema social crescente e complexo, que compromete diretamente o desenvolvimento da educação no país. Ela ocorre quando os alunos precisam deixar a escola e pode ser influenciada por fatores internos ou externos, capazes de desestimular o aluno e afetar a gestão escolar.
Motivos que levam a evasão escolar
Dificuldades financeiras
Diversos fatores podem influenciar um cenário de dificuldade financeira, como o desemprego, o aumento das despesas em casa, a necessidade do jovem trabalhar ou algum gasto emergencial. Sendo assim, a permanência do aluno na instituição de ensino será avaliada pela família.
Falta de engajamento da família
A falta de participação das famílias é um indicador preocupante de que a comunicação está com algumas falhas. Desse modo, se os laços estão enfraquecidos, a família pode questionar as propostas da instituição, deixar de comunicar seus desejos e insatisfações e procurar construir relação com outras opções de ensino – seus concorrentes.
Por isso, no processo de combate a evasão escolar, é preciso ter a comunicação bem estruturada e eficiente, além de ouvir as opiniões dos envolvidos nessa troca – alunos e responsáveis.
Bullying
Essa forma de violência pode transformar a escola em um ambiente desagradável para a criança e interferir diretamente na relação da família com a instituição. Em casos insistentes, a criança tende a reclamar com a família, mesmo que indiretamente, solicitando a mudança de escola. É responsabilidade da instituição prevenir que essas violências aconteçam e incluir o combate ao bullying em todas as etapas do ensino-aprendizagem.
Como criar uma campanha antibullying na sua escola
Falhas da Escola
Currículo ultrapassado, repetência, precarização da infraestrutura, professores mal remunerados e falta de atividades extracurriculares: todo este quadro desolador contribui com a diminuição da permanência dos alunos em sala de aula.
A escola deve ser um ambiente de construção e troca de conhecimentos e não um espaço cujo objetivo é manter os alunos fora de casa ou das ruas por algumas horas. Por isso, investir em diferenciais e qualidade de ensino é essencial.
Outros fatores
Além dos anteriores, também podemos citar: desigualdade social, gravidez na adolescência, fatores sócio-emocionais, distância geográfica entre casa e escola, etc…