As organizações, na figura de seus gestores, enfrentam um grande desafio que é a tomada de decisões assertivas no que concerne seus produtos retornados. Ainda que as imposições legais, econômicas e ecológicas sejam consideradas, faz-se necessário considerar alternativas que tornem esse processo viável e, se possível, ainda produzam resultados positivos. Assim sendo, implementar processos de seleção e destinação dos produtos em devolução se torna um requisito para determinar o sucesso dos fluxos reversos.
PARDO, P. Logística Reversa.. Maringá: Unicesumar, 2021.
Diante disso, analise as afirmativas a seguir e assinale (F) para falso e (V) para verdadeiro no que diz respeito à destinação dos produtos de pós-venda:
I. Os produtos remanufaturados são aqueles cujas peças são refeitas e então estes serão destinados ao mercado secundário.
II. As organizações podem vender seus produtos retornados ao mercado primário, produtos estes que retornaram devido aos ajustes nos canais de distribuição diretos.
III. As organizações destinam produtos pós-venda ao desmanche quando estes não têm mais funcionamento para a finalidade original cujas componentes não mais possuem valor econômico.
IV. Os produtos, bens ou mercadorias de pós-venda são destinados à doação por questões relacionadas à reparação ou consertos, ou seja, não é viável retorná-los à cadeia por não haver retorno financeiro.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V; V; V; V.
Alternativa 2:
V; V; F; F.
Alternativa 3:
V; F; V; V.
Alternativa 4:
F; F; V; F.
Alternativa 5:
F; F; F; V.
Respostas
Resposta:
Alternativa 2:
V; V; F; F.
Explicação:
I - VERDADEIRO -
Remanufatura
Peças ou subconjuntos de bens recuperados são refeitos e destinados ao mercado secundário. São exemplos: transformadores elétricos para sistemas de distribuição de energia e peças de reposição de automóveis.
II - VERDADEIRO -
Venda no mercado primário
Os produtos de retorno, devido aos ajustes nos canais de distribuição diretos, normalmente, possuem condições gerais de reenvio ao mercado primário, ou seja, ao mercado original, com a marca do fabricante e por meio de redistribuição
III - FALSO - ...cujas componentes não mais possuem valor econômico.
Desmanche (canibalização)
Ocorre quando o produto não tem mais funcionamento para o propósito original, mas contém componentes de valor. Nesse caso, empresas especializadas podem comprar produtos individuais ou lotes desses produtos em leilões ou diretamente e, na sequência, destiná-los ao mercado secundário de peças de reposição ou de módulos (subconjuntos) ou enviá-los para os processos de remanufatura. Um exemplo muito marcante no Brasil e em muitos países são os veículos retirados de seguradoras.
IV - FALSO - ... por questões relacionadas à reparação ou consertos, ou seja, não é viável retorná-los à cadeia por não haver retorno financeiro
Doação
É a opção quando existe interesse em fixar a imagem por parte do fabricante e, em geral, é associada a produtos com certo grau de obsolescência. É muito comum acontecer com os produtos de informática, que, por natureza, têm o seu ciclo de vida curto, mas podem ser úteis a alguns públicos no país ou em países periféricos.
Pág. 102 Livro Logística Reversa
Resposta:
Alternativa 2:
V; V; F; F.
Explicação:
Segundo pág 102 do Livro de Logística Reversa