Respostas
Resposta:
O sol, a chama de uma vela são consideradas fonte de luz primárias pois emitem luz própria não necessitam de outros corpos para que propague luz.
Explicação:
Para iniciarmos o estudo de Óptica devemos saber qual a definição que a luz recebe no seu estudo. Pois o estudo da óptica está diretamente ligado a natureza cognitiva da luz (Óptica Física) e a sua propagação e fenômenos ocorridos durante sua trajetória.
Na óptica a luz é considerada uma energia radiante. Mas o que seria uma energia radiante? É um tipo de energia que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas, como: ondas de radio, TV e inclusive a LUZ.
A energia radiante tem uma enorme velocidade de propagação. O meio que ela se propaga com maior velocidade é o vácuo que Chega a uma velocidade de
3,00. 105 km/s.
A luz tem uma frequência diferente das outras energias radiantes que se estende do vermelho ao violeta.
Com todas as conclusões acima podemos fazer uma definição para LUZ dentro da óptica.
Luz é o agente físico que, atuando nos órgãos, produz a sensação da visão
Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria. Para que ocorra a emissão de luz por elas é necessário que ocorra a difusão, outros corpos refletem luz para todos os lados dos corpos de fonte de luz secundária assim eles emitem a luz recebida de outros corpos.