A logística reversa de embalagens é fundamental para que as embalagens dos produtos comercializados pelas empresas possam ganhar uma utilidade para a indústria por meio da reciclagem ou da obtenção de energia. Para que isso ocorra é necessário que a coleta seletiva esteja implementada em larga escala (o que é de responsabilidade do governo) e que os consumidores realizem o descarte correto dos resíduos. Com a coleta ocorrendo de maneira efetiva, os resíduos são enviados para centrais de triagem que separam os resíduos recicláveis e os enviam para os recicladores finais. Esse ciclo (descarte e coleta) permite que haja a logística reversa das embalagens e garante que essas embalagens estão sendo recicladas ou queimadas para obtenção de energia.
Diante disso, analise as asserções a seguir:
I. Se por um lado as embalagens plásticas são fundamentais para o processo logístico como um todo, por outro, elas são as causadoras de um problema ambiental muito sério.
PORQUE
II. Diferente do que vê na construção civil e no que diz respeito à destinação final dos pneus, as embalagens, por sua natureza, não constituem resíduos sólidos urbanos, haja vista seu processo de reciclem ser bastante pungente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
VERDADEIRA - I. Se por um lado as embalagens plásticas são fundamentais para o processo logístico como um todo, por outro, elas são as causadoras de um problema ambiental muito sério.
Ainda em relação ao setor de embalagens, é escancarada uma realidade incômoda: ao mesmo tempo em que as embalagens são absolutamente necessárias aos processos logísticos e à disponibilização dos produtos aos consumidores, elas provocam um problema ambiental muito sério.
FALSA - II. Diferente do que vê na construção civil e no que diz respeito à destinação final dos pneus, as embalagens, por sua natureza, não constituem resíduos sólidos urbanos, haja vista seu processo de reciclem ser bastante pungente.
As embalagens compõem o rol dos materiais classificados como Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), cujo tratamento impacta diretamente o poder público municipal, pelo fato de serem destinadas, na maior parte, ao lixo urbano.
Pág. 173 e 174 - Livro de Logística Reversa
Resposta:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
Págs. 173 e 174 Logística Reversa