Durante o conturbado período regencial, marcado por quarteladas, motins, revoltas e guerras civis, os escravizados também se revoltaram, inclusive por meio de insurreições. Qual das insurreições de escravizados ocorridas durante a regência causou mais medo aos proprietários?
a-A Revolta de Carrancas, que aconteceu no sul de Minas Gerais, cujos revoltosos, liderados por Ventura Mina, assassinaram a porretadas alguns fazendeiros da família mais rica da região.
b-A insurreição dos Malês, que aconteceu em 25 de janeiro de 1835. A "revolta" foi logo sufocada, mas causou pânico por que ocorreu na segunda cidade mais populosa do Brasil na época e por que os malês planejavam matar toda a população branca de Salvador.
c-A Revolta de Manoel Congo, por que aconteceu na província do Rio de Janeiro, portanto não muito longe da capital do Império.
d-A insurreição liderada pelo negro Cosme Bento das Chagas, que ocorreu no interior do Maranhão em 1839. Causou pânico entre os proprietários por que o negro Cosme chegou a liderar cerca de três mil "escravos".
e-Todas as respostas estão erradas.
Respostas
respondido por:
0
A revolta ou insurreição que mais levou medo aos proprietários foi a Insurreição dos Malês. Ainda que ela tenha sido controlado de forma ligeira.
É considerada a principal revolta de escravos da história do período regencial. Reunindo um total de 600 negros escravos lutando por liberdade, aterrorizaram as ruas de Salvador.
O fato de 40% da população da cidade de Salvador serem de negros africanos e seus descendentes, aumentou ainda mais o medo da população por conta da revolta.
O nome "malês" foi dado pelo grande número de negros muçulmanos presentes na insurreição. O termo vem de imalê, que significa muçulmano em Iourubá.
Espero ter ajudado. Bons estudos ;)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás