Quais destas estratégias não é especialmente recomendadas para alunos com dificuldades na escrita?
A - Focar-se apenas nas letras mais fáceis, treinando-as em diversos estilos de caligrafia e, só depois, complexificar para letras mais complexas.
B - Organizar a turma de modo a dar apoio individual e feedback contínuo.
C - Coordenar a sua prática com os pais ou outros profissionais, por exemplo ao nível da terapia ocupacional ou da motricidade fina.
D - Considerar a utilização de programas informáticos ou plataformas que apoiem a escrita dos alunos.
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
Começar por sílabas simples e depois então intensificar com as sílabas complexas para todos os alunos e não somente para alunos com dificuldades.
DIFICULDADES DE ESCRITA
De acordo com as alternativas expostas em relação a dificuldades de escrita a letra B, C e D estão corretas e alternativa A está incorreta.
Tanto a alfabetização como a escrita necessitam de um espaço propício para acontecer, além de atenção do profissional e um plano de trabalho que favoreça a aprendizagem dessa criança.
A escrita é trabalho motor, ela pode estar ligada a:
- disgrafia;
- disortografia
A disgrafia compreende a um problema de habilidades motoras finas que provém de um estudo neurológico. Podem ser de variados tipos como:
- Maturativa;
- Adquirida;
- Perceptiva;
- Motora;
- Espacial.
A disortografia é a incapacidade de escrever sem erros. A disortografia pode ser:
- cinética;
- viso espacial;
- dinâmica
- cinética
- cultural
Como identificar problemas de escrita?
Os sintomas se relacionam a motricidade, de modo que o traço fica muito grande ou pequeno, separado ou muito junto, pode aparecer letras em formas de borrões, mistura de letras, não se entende o que está escrito, falta de quebra de parágrafos.
Como resolver os problemas de escrita?
As vezes ocorre que para resolver os problemas de escrita é preciso ajuda de profissionais de diversos ramos; outras vezes o professor pode tentar fazer um planejamento que tente resolver os problemas em sala de aula.
Para saber ao certo o tipo de problema de escrita a criança tem é preciso uma análise de profissionais específicos, pois nem sempre os casos são problemas de disgrafia ou disortografia, pois acontecer de ser problema emocional.
Quer saber mais sobre os problemas de escrita?
https://brainly.com.br/tarefa/22594804