4. A partir de 1870, o movimento republicano ganhou força. Nesse período, o governo do Império entrou em conflito com setores da sociedade. Além disso, à medida que o governo encaminhava as leis abolicionistas, suas relações com os escravistas proprietários de terras ficavam abaladas. Com isso, a monarquia enfrentava vários desafios, algum deles, agravam a crise do império. Nesse sentido, marque a alternativa que melhor representa os conflitos que ocasionaram a fim da Monarquia e consequentemente a instauração da República. * a) O conflito com a Igreja, os conflitos com os povos nativos e os conflitos existentes entre os republicanos por não aceitarem o fim da Monarquia; b) O conflito com o exército e os povos indígenas; c) Conflitos entre o monarca e sua família real; d) Conflito com a Igreja, o conflito com o Exército, a escravidão e o movimento republicano em prol do fim da Monarquia;
Respostas
A alternativa correta é a letra (d)
O sistema monárquico acumulava desgastes com diversos setores da sociedade.
A pressão a favor da abolição da escravatura vinha dos republicanos, da Inglaterra, que vislumbrava um mercado consumidor mais amplo com a mão de obra livre. A pressão vinha também dos próprios escravos que conquistavam seu espaço de forma cada vez mais assertiva.
O principal questionamento do exército estava relacionado a insatinsfações e desejos por melhorias nas condições de trabalho. Além disso buscavam reconhecimento pelas atuações na Guerra do Paraguai.
As divergências com a Igreja Católica, que ficaram conhecidas como o episódio "Questão Religiosa", foram também fatores de desgaste para a manutenção da monarquia.
Espero ter ajudado ;)