O que é escala de um mapa? *.
(A) A escala corresponde à explicação dos símbolos existentes em um mapa.
(B) A escala é a forma de representação que mais se aproxima da realidade da Terra.
(C) A escala é uma proporção entre as medidas reais e as representadas no mapa.
(D) A escala é a rede de coordenadas geográficas (paralelos e meridianos).
(E) A escala é uma forma de se mostrar os continentes, os oceanos e outros elementos da Terra sem distorções.
Respostas
Resposta:
Explicação:
escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação. É a escala que indica o quanto um determinado espaço geográfico foi reduzido para “caber” no local em que ele foi confeccionado em forma de material gráfico.
Sabemos que os mapas são reproduções reduzidas de uma determinada área. Mas essa redução não ocorre de forma aleatória, e sim de maneira proporcional, ou seja, resguardando uma relação entre as medidas originais e suas representações. A expressão numérica dessa proporção é a escala.
Por exemplo: se uma escala de um determinado mapa é 1:500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real. Consequentemente, essa proporção é de 1 por 500.
Existem, dessa forma, dois tipos de escala, isto é, duas formas diferentes de representá-la: a escala numérica e a escala gráfica. A numérica, como o próprio nome sugere, é utilizada basicamente por números; já a gráfica utiliza-se de uma esquematização.
A escala numérica representa em forma de fração a proporção da escala, havendo, dessa maneira, o seu numerador e o seu denominador. Confira: