1. Assinale as alternativas abaixo em V ou F.
a) ( ) O construtivismo de Jean Piaget, não considera o conhecimento humano, construído graças à interação sujeito e meio (físico e social) externo.
b) ( ) as teorizações, às quais estão implícitos os sistemas de valores, "visões de mundo" e filosofias, na realidade são as tentativas humanas, de conhecer e sistematizar o conhecimento. De acordo com a visão inatista de conhecimento, as condições do indivíduo para aprender são pré-determinadas.
c) ( ) Bruner em sua teoria de Instrução enfatiza o papel de quem aprende, declarando que este constrói sua aprendizagem por meio do manejo e da utilização da informação.
d) ( ) A denominação empirista refere-se ao movimento filosófico, surgido na Inglaterra no século XVII, que defendia a tese de que o conhecimento humano tem origem a partir da experiência
e) ( ) Segundo Gagné e seu "Modelo de Processamento de Informação
Respostas
Sua questão está embaralhada, mas abaixo tentarei ajudar:
a) O construtivismo de Jean Piaget não considera o conhecimento humano, construído graças à interação sujeito e meio (físico e social) externo. (FALSO)
- O construtivismo de Jean Piaget considera o conhecimento humano, construído graças à interação sujeito e meio (físico e social) externo.
b) As teorizações, às quais estão implícitos os sistemas de valores, "visões de mundo" e filosofias, na realidade são as tentativas humanas, de conhecer e sistematizar o conhecimento. (VERDADEIRO)
c) De acordo com a visão inatista de conhecimento, as condições do indivíduo para aprender são pré-determinadas. (VERDADEIRO)
d) Bruner em sua Teoria de Instrução enfatiza o papel de quem aprende, declarando que este constrói sua aprendizagem por meio do manejo e da utilização da informação. (VERDADEIRO)
e) A denominação empirista refere-se ao movimento filosófico, surgido na Inglaterra no século XVII, que defendia a tese de que o conhecimento humano tem origem a partir da experiência segundo Gagné e seu "Modelo de Processamento de Informação". (FALSO)
- Segundo Gagné, em seu Modelo de Processamento de Informação, o conhecimento é uma aquisição comparável a processos humanos (digestão, respiração, etc), assim não pode ser simplesmente um processo de experiência. Está dentro das teorias do behaviorismo e do cognitivismo.
- O empirismo britânico do século XVII vem principalmente de John Locke, em que a mente humana era preenchida pela experiência.