• Matéria: Filosofia
  • Autor: silvaamar
  • Perguntado 3 anos atrás

2- E, assim como o direito da força e o direito da astúcia se restringem diante da determinação cada vez mais ampla da justiça e devem acabar por se apagar na igualdade, assim também a soberania da vontade cede diante da soberania da razão e acabará por se destruir num socialismo científico. A propriedade e a realeza estão em demolição desde o início do mundo; como o homem procura justiça na igualdade, a sociedade procura ordem na anarquia. PROUDHON, Pierre Joseph.
A propriedade é um roubo e outros escritos anarquistas. Trad. Suely Bastos. Porto Alegre: L&PM, 2001.O trecho de Proudhon expressa um posicionamento político que declara como seu principal objetivo a

a) criação de um governo democrático de representação popular pelo voto.
b) destruição de toda propriedade privada e o trabalho compulsório coletivo.
c) violência contra os opressores e o estabelecimento de uma justiça popular.
d) abolição do estado e o florescimento de uma ordem social livre e igualitária.
e) tomada dos meios de produção e a instauração de uma ditadura do proletariado.

Respostas

respondido por: tagliettimariana
1

  Proudhon acreditava que o Estado não era totalmente necessário para que a ordem social continuasse acontecendo, ele era anarquista, desse modo, a alternativa D está correta.

 

 Ele acredita que devemos sempre ir em busca da liberdade e da igualdade e o Estado acaba limitando as pessoas de praticarem essa busca.

 Assim, ele acreditava num novo tipo de sociedade, que fosse livre e tivesse ordem, fazendo com que todas as pessoas tivessem seus direitos respeitados.

Perguntas similares