Respostas
Resposta:
A Rússia é uma das maiores produtoras agrícolas do mundo, liderando a exportação de trigo e centeio, e uma das maiores fornecedoras mundiais de cevada e aveia. Sua produção concentra-se na Rússia Ocidental e no Cáucaso.
A Rússia Ocidental apresenta clima temperado e extensa mancha de solo fértil – conhecida como tchernozion – fatores que possibilitam duas colheitas por ano. Nessa região, as culturas predominantes são trigo, aveia, cevada, aveia e girassol, além das grandes produções de batata e beterraba açucareira.
Já na região do Cáucaso, onde o clima é mais quente, predominam as culturas subtropicais, como algodão, uvas, frutas cítricas e legumes. A pecuária russa também está mais presente no Cáucaso e na Rússia Ocidental e destaca-se na criação de suínos, ovinos e bovinos.
Na região da Sibéria, onde predomina o clima polar e frio, o solo fica coberto pela neve a maior parte do ano, o que restringe a produção agrícola nessa área.
No entanto, nessa região há a maior floresta de coníferas do mundo, chamada de taiga, onde se destaca a exploração dos recursos florestais para a produção de madeira, papel e celulose.
Apesar de ser um dos maiores produtores agrícolas do mundo, a Rússia ainda não produz em quantidade suficiente para abastecer seu mercado interno. Com isso, o governo russo tem buscado atingir sua autossuficiência alimentar, tentando aproveitar o potencial agrícola de cerca de 220 milhões de hectares de terras agricultáveis do país.
Indústria e recursos minerais
O parque industrial da Rússia baseia-se na infraestrutura herdada da URSS, que se destacou nos setores de indústria pesada, energia e mineração e se desenvolveu próximo às grandes fontes de matéria-prima. Com isso, de maneira geral, as indústrias não se concentram em apenas uma porção do país.
Resposta:
Resposta:
A Rússia é uma das maiores produtoras agrícolas do mundo, liderando a exportação de trigo e centeio, e uma das maiores fornecedoras mundiais de cevada e aveia. ... Nessa região, as culturas predominantes são trigo, aveia, cevada, aveia e girassol, além das grandes produções de batata e beterraba açucareira.