Explique o papel biológico do paratormônio e da calcitonina sobre os ossos.
Respostas
Resposta: O paratormônio e a calcitonina contribuem para a regulação do cálcio no sangue e nos ossos. Ou seja, haverá uma troca de cálcio do sangue para o osso quando estiver em excesso, ou do osso para o sangue quando estiver em falta.
Os dois hormônios possuem ação contrária, pois a calcitonina age de forma hipocalcemiante, atuando sobre o osteoblasto, que aumenta a deposição de cálcio nos ossos. A calcitonina, produzida pela tireoide, reduz a absorção intestinal de cálcio, e aumenta a excreção de cálcio pela urina, reduzindo a concentração de cálcio no sangue.
Já o paratormônio, produzido pelas paratireoides, têm a função de reverter a queda da concentração de cálcio no sangue, agindo nos ossos e estimulando a saída de cálcio dos ossos, o aumento da absorção intestinal de cálcio e a diminuição da excreção de cálcio pela urina, assim aumentando a concentração de cálcio no sangue. Nesse processo ocorre o aumento da desmineralização óssea, causada pelos osteoplastos, células que são sensíveis ao paratormônio e estimulados por ele.
O cálcio é um mineral responsável principalmente pelo desenvolvimento e a manutenção óssea. O cálcio nos ossos é essencial para a integridade estrutural e funcional desse tecido e previne a osteoporose, doença causada pela queda da produção de calcitonina, principalmente em pessoas mais velhas. Mas não age apenas nos ossos, o cálcio é extremamente importante para as funcionalidades vitais da célula, controle osmótico, coagulação do sangue, sinapses, transmissão do impulso nervoso, contração muscular e etc. O aumento de cálcio no sangue se dá na alimentação, ingestão de alimentos rico nesse mineral.
Explicação: =D