Anos antes da descoberta da ocitocina, era prática comum em obstetrícia permitir que o primeiro gêmeo nascido sugasse a mama da parturiente para acelerar o nascimento do segundo feto. Hoje, sabemos por que essa prática é útil – estimula a liberação de ocitocina. Mesmo após o nascimento de um único feto, a amamentação promove a expulsão da placenta e ajuda o útero a readquirir seu tamanho menor. A ocitocina sintética muitas vezes é administrada para induzir o parto ou para aumentar o tônus uterino e controlar a hemorragia logo após o parto.
Considerando o processo da gravidez, avalie as afirmativas a seguir:
I. A progesterona liberada pelo corpo lúteo induz a contração uterina durante o parto aumentando a pressão intrauterina para a expulsão do feto.
II. O hormônio gonadotrofina coriônica humana estimula o corpo lúteo a secretar progesterona.
III. As alterações da gestação são importantes para preparar o corpo da mulher para suportar o crescimento do feto e para o parto.
IV. A relaxina é um hormônio liberado pelo corpo lúteo e depois pela placenta, com função de diminuir a contração do útero durante a gravidez e relaxar as articulações da pelve para o parto.
Respostas
respondido por:
7
Resposta: letra C, apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
A progesterona liberada pelo corpo lúteo é essencial para manter a gravidez, sendo sua falta relacionada a abortos (pela descamação do endométrio).
O hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) mantém o corpo lúteo no ovário durante o trimestre inicial da gestação, mantendo a gestação, inibindo a menstruação e a evitando uma nova ovulação.
As alterações da gestação são importantes para preparar o corpo da mulher para suportar o crescimento do feto e para o parto.
A relaxina é um hormônio liberado pelo corpo lúteo e depois pela placenta, com função de diminuir a contração do útero durante a gravidez e relaxar as articulações da pelve para o parto.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás