A BNCC tornou-se um documento institucionalizado pelo MEC com objetivo de auxiliar na elaboração da proposta curricular da escola. Na proposta curricular, são indicados os conhecimentos mínimos que todo aluno deve alcançar ainda durante seu tempo de permanência na educação básica. Ainda tratando sobre a relação da BNCC com os conteúdos escolares e planejamento do professor, escreva (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas. I) Na BNCC estão indicados direitos de aprendizagem e desenvolvimento que ajudam a criança a construir significados sobre si, os outros, o mundo social e natural. II) Os campos de experiências ajudam a constituir a proposta curricular ao acolher situações e experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes valorizando o patrimônio cultural. III) Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer são direitos de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC. IV) As aprendizagens essenciais na educação infantil compreendem comportamentos, habilidades e conhecimentos tomando as interações e as brincadeiras como eixo estruturante. V) O papel principal da BNCC é orientar sobre a importância da educação escolar ser desenvolvida de maneira a privilegiar a aprendizagem individualizada e elitista.
Respostas
Resposta:
V – V – V – V – F
Explicação:
Na BNCC estão indicados direitos de aprendizagem e desenvolvimento que ajudam a criança a construir significados sobre si, os outros, o mundo social e natural.
II) (V ) Os campos de experiências ajudam a constituir a proposta curricular ao acolher situações e experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes valorizando o patrimônio cultural.
III) (V ) Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer são direitos de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC.
IV) (V ) As aprendizagens essenciais na educação infantil compreendem comportamentos, habilidades e conhecimentos tomando as interações e as brincadeiras como eixo estruturante.
V)(F) O papel principal da BNCC é orientar sobre a importância da educação escolar ser desenvolvida de maneira a privilegiar a aprendizagem individualizada e elitista.