Respostas
Resposta:
Ácidos e bases são funções inorgânicas de extrema importância para os seres vivos. ... De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) através do processo de ionização. As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica
Explicação:
Ácidos e bases são funções inorgânicas de extrema importância para os seres vivos. O primeiro confere o sabor azedo ao limão e as demais frutas cítricas, enquanto o uso do segundo está relacionado a produtos de limpeza. O equilíbrio entre ácidos e bases forma substâncias neutras como a água mineral.
Mas, além do sabor, como identificar essas funções?
Com a escala numérica de pH (potencial de hidrogênio) é possível medir o grau de acidez e alcalinidade das substâncias. O meio neutro (intermediário) possui ph 7, as soluções abaixo desse são consideradas ácidas e abaixo desse valor são básicas.
Resposta:
Ácidos e bases são funções inorgânicas de extrema importância para os seres vivos. O primeiro confere o sabor azedo ao limão e as demais frutas cítricas, enquanto o uso do segundo está relacionado a produtos de limpeza. O equilíbrio entre ácidos e bases forma substâncias neutras como a água mineral.
Explicação:
Arrhenius (1884), Bronsted-Lowry (1923) e Lewis (1923) foram os principais estudiosos que desenvolveram teorias acerca dos ácidos e bases. Eles tentaram explicar as características e os principais comportamentos dessas funções.
De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) através do processo de ionização. As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica.
Veja abaixo as reações sofridas pelo ácido clorídrico (HCl) e o hidróxido de sódio (NaOH):
HCl(aq) --> H+ (aq) + Cl- (aq)
NaOH(aq) --> Na+ (aq) + OH- (aq)
Ele também desenvolveu o conceito de neutralização, uma reação química entre um ácido e uma base que tem como produtos um sal e a água. Observe abaixo uma equação iônica genérica:
H+(aq) + OH–(aq) --> H2O(l)
A definição de Arrhenius apesar de significativa para os estudos mostrou-se restrita, pois levava em consideração as reações apenas em solução aquosa. Em função disso, um novo conceito foi elaborado por Bronsted e Lowry:
• Ácidos são espécies químicas que doam prótons (H+)
• Bases são espécies químicas que recebem prótons (H+)
A teoria desenvolvida pela dupla aponta a existência de substâncias anfipróticas, uma espécie química que se comporta como ácido e base, ou seja, capaz de doar e receber prótons. Observe abaixo o exemplo da água:
• Ganho de prótons: HNO3(aq) + H2O(l) --> NO3- (aq) + H3O+(aq)
• Doação de prótons: NH3(aq) + H2O(l) --> NH4+(aq) + OH-(aq)
Lewis, o mesmo autor da Teoria do Octeto, desenvolver uma terceira teoria sobre ácidos e bases a partir das propriedades eletrônicas do átomo e molécula de cada substância:
• Ácidos são substâncias capazes de receberem pares de elétrons
• Bases são substâncias capazes de doarem pares de elétrons
Por exemplo, a molécula de amônia dispõe de um par de elétrons livres, os quais são compartilhados entre o íon H+ e NH3, gerando uma ligação H3NH e em seguida o íon amônio (NH4+).
H+ + NH3 --> NH4+