QUESTÃO 3
Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis foi um dos maiores escritores brasileiros, tendo responsabilidade pela criação da Academia Brasileira de Letras, onde foi presidente por dez anos. Machado de Assis também foi o responsável por implantar no Brasil o Realismo na literatura por meio da observação da sociedade carioca da época em que baseava suas obras.
Além de escritor, Machado também teve inúmeros cargos públicos, chegando até mesmo a ser diretor da Diretoria do Comércio, na Secretaria de Estado da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Brasil. Suas principais obras são hoje clássicos da literatura brasileira, tais como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”.
A análise dos elementos constitutivos desse texto, como forma de composição, tema e estilo de linguagem, permite identificá-lo como
a) científico, pois investiga informações sobre a vida de Machado de Assis.
b) jornalístico, pois dá a conhecer fatos relacionados ao autor brasileiro.
c) didático, já que explica a importância das contribuições de Machado de Assis.
d) ensaístico, já que discute fatos da vida do escritor.
e) biográfico, pois narra a trajetória de vida de Machado de Assis.
Respostas
A forma de composição, o tema e o estilo de linguagem desse texto permitem identificá-lo como:
e) biográfico, pois narra a trajetória de vida de Machado de Assis.
Explicação:
O texto em análise é um texto biográfico, pois se dedica a contar parte da trajetória de alguém. No caso, do escritor Machado de Assis.
A biografia é um tipo de texto que se dedica a contar parte da trajetória de vida de uma pessoa.
O objetivo desse tipo de obra é contar apenas uma parte da vida, pois a vida de uma pessoa é muito complexa para ser contada inteiramente em um livro, filme ou peça teatral.
Por isso, a biografia costuma priorizar os acontecimentos mais importantes da vida dessa pessoa, como o nascimento, lugar onde passou a infância, onde estudou, onde trabalhou, quando casou (se tiver casado), quando teve filhos e morte.