Respostas
Resposta:De acordo com a OMS, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
Por isso, é fundamental discutir sobre esse tema que pode ser abordado na Prova do ENEM. Veja a Redação sobre Saúde mental como desafio da sociedade brasileira, compare com a sua redação e se inspire:
INTRODUÇÃO
No filme Divertidamente é possível perceber como funcionam as emoções de Riley, a personagem principal. O longa ensina uma importante lição a respeito da necessidade de aprender a lidar com os sentimentos. Fora da ficção observa-se como desafio da sociedade brasileira a questão da saúde mental, visto que o problema é potencializado pela negligência da população com relação aos transtornos mentais, o que acaba por agravar a situação dos indivíduos e elevar ainda mais o preconceito. Logo, é fundamental discutir sobre o assunto.
DESENVOLVIMENTO
Convém destacar que ignorar a saúde mental não é a melhor saída para resolver o problema, já que é alto o número de casos de depressão que evoluem para o suicídio. Segundo a OMS, uma pessoa se mata a cada 40 segundos e isso é relatado no documentário Not Alone, em que a protagonista de 16 anos precisa lidar com o trauma da partida repentina de sua melhor amiga e as questões dolorosas provocadas pela situação de suicídio que precisou enfrentar. Dentro e fora da ficção isso poderia ser evitado se os indivíduos direcionassem à saúde psicológica os mesmos cuidados que oferecem à saúde física. Por isso esses casos merecem atenção, pois podem ocorrer com todos.
Deve-se ressaltar também que a discriminação que pessoas que se preocupam com a saúde mental sofrem colabora para a negligência do problema. O livro Holocausto Brasileiro relata a tragédia ocorrida no maior hospital psiquiátrico do Brasil, em Barbacena, local conhecido como Cidade dos Loucos e onde morreram mais de 60 mil pessoas. Lá era oferecido tratamento desumano aos pacientes, que muito foram discriminados antes de morrerem. Dessa forma, é evidente que os indivíduos não se preocupam com saúde psicológica e o Governo ainda não oferece o suporte que a população precisa, apesar desse direito social ser previsto na Constituição, propõe ações efetivas para mudar essa realidade.
Explicação: